VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

As crianças são os principais protagonistas da festa dos alimentos, que assinala o Dia Mundial da Alimentação com muitas atividades pedagógicas e bem divertidas.

Empresas e associações juntaram-se à festa para mostrar a mais de mil crianças que os alimentos saudáveis, para além de fazerem bem à saúde, são muito saborosos e podem dar lugar a refeições bem doces e divertidas. 
Ficar a saber do que é feito o pão ou que nem só de açúcar se fazem coisas doces, deliciar-se com pizzas quentinhas que só fazem bem à saúde, escolher frutas pelas cores, provar o mel, encontrar batatas doces e alfarrobas e sementes de papoila em bolos e petiscos, são apenas algumas das surpresas gastronómicas que a Câmara Municipal do Cartaxo reserva a mais de mil pequenos comensais.
Durante as comemorações, decorrerá uma recolha solidária de alimentos e será construída uma Mega Roda da Alimentação, construída com bens entregues pela população e pelas crianças. Os alimentos recolhidos serão doados à Conferência do Sagrado Coração de Jesus da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 
​​

A área de Educação da Câmara Municipal do Cartaxo organizou dois dias dedicados aos alimentos saudáveis para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O Mercado Municipal do Cartaxo recebeu hoje, dia 16 de outubro, cerca de 650 crianças do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e amanhã. Dia 17 de outubro, vai receber 430 crianças do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével.

A passagem das crianças pelo Mercado Municipal tem início junto ao palco que acolhe a peça Meloa Carochinha e Melão João Ratão, apresentada pelas crianças e jovens do CRIAL – Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, que se transformam em frutos coloridos e divertidos para arrancar muitos aplausos do público.

Logo a seguir, as crianças dividem-se em grupos para se encontrarem no interior do Mercado com muita gente interessante e divertida – desde a padeira com o seu chapéu branco, que lhes mostra a atribulada vida da farinha até se transformar em pão, passando pelo senhor que sabe tudo sobre o leite, ou pela banca dos ovos de galinhas felizes, há um imenso mundo para descobrir em forma de brincadeira. Há ainda bancas onde se podem provar sumos de fruta e experimentar lanchinhos saudáveis, para além de um mundo de conversas para ter com pessoas que sabem tudo sobre saúde e alimentos.

Mesmo quase a terminar, há uma banca fantástica que oferece muitos petiscos doces e salgados, mas tudo bem saudável. É aqui que a Chef Madalena Dias e os meninos e meninas maiores vão oferecer, durante dois dias, um mundo de sabores e ingredientes. Para quem pensa que os pequenos almoços e os lanches só são doces se forem feitos com muito açúcar, aqui pode descobrir um segredo – que o mel é delicioso e está cheinho de bons nutrientes. A cada quadradinho de bolo, todos sem glúten e sem açucares refinados, há uma surpresa – ou é a batata doce, ou o cacau, ou então são os frutos muito fresquinhos e brilhantes que pintam as panquecas de quase todas as cores da natureza.
 
A menina das Pizzas surpreende toda a gente com a sua base de pão de sementes esquisitas – quem diria que se comem sementes de papoila, que a linhaça e o sésamo existem e são bem saborosos. Depois há muitos salgadinhos, só de nome, porque sal, é bem pouco o que têm – muitas tortilhas amarelinhas de ovos bons e legumes coloridos, só uma delas, leva logo três pimentos diferentes e cebola roxa cheia de sais minerais, depois há tostas castanhas e verdes – é pão de alfarroba barrado com guacamole, outra receita para aprender e pedir lá em casa.

Quem gosta de exercício físico também tem espaço no mercado – pode descobrir um percurso para fazer aos saltos e em forma de corrida, ou atirar-se para dentro do enorme insuflável com os amigos. É só escolher por onde correr e saltar, é que ser irrequieto, afinal faz bem à saúde.

Preocupação com excesso de peso na população infantil e desperdício alimentar
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação e Juventude destacou “a importância de termos ao lado do Município, professores, empresas e associações que partilham connosco a vontade de promover, junto dos mais novos, hábitos alimentares saudáveis”.

Para o autarca “a promoção da alimentação saudável é uma causa que deve mobilizar todas as instituições com responsabilidade na área da saúde e da educação”, destacando a obesidade infantil como uma preocupação “que nos deve convocar a todos, enquanto comunidade, quer pelas doenças graves associadas ao excesso de peso, quer pelos problemas sociais e psicológicos que as crianças obesas enfrentam.”

Apesar dos estudos da Organização Mundial da Saúde mostrarem que em Portugal “se tem registado uma diminuição na prevalência de excesso de peso em crianças”, os resultados do estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, referente a 2016-2017, mostram que 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, “estes são números que nos devem deixar muito preocupados”.

O desperdício alimentar foi outro dos temas que a área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo quis abordar “de forma divertida”, explicou Pedro Magalhães Ribeiro. “Tratou-se de, com a ajuda de muitos parceiros, criar um conjunto de atividades que possam contribuir para chamar a atenção das crianças para assuntos que são muito atuais e muito sérios, mas de modo bem divertido, que fosse motivador para os mais pequenos”, que podem “levar para as suas casas, o que aqui vão aprender”.

APOIOS
GERTAL - EMPRESA DE RESTAURAÇÃO COLETIVA | MIMOSA O LEITE É BOM - PROJETO SAIR DA CASCA | GLUGLUFREE - PADARIA E PASTELARIA SEM GLÚTEN | CRIAL - CENTRO DE RECUPERAÇÃO INFANTIL DE ALMEIRIM | IEFP - INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE SANTARÉM | FARMÁCIA CENTRAL DO CARTAXO | ESCOLA SECUNDARIA DO CARTAXO - CURSO PROFISSIONAL DE RESTAURAÇÃO | NUVIFRUTIS | CAC - OVOS MATINADOS | LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO | QUINTA DA BROEIRA MY CAMP | FREE TO BE ASSOCIAÇÃO EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE | AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARCELINO MESQUITA DO CARTAXO | AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO I DE PONTÉVEL​
​​​​​​​​​​​​