VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / III Corrida das Vindimas encheu as ruas do Cartaxo

III Corrida das Vindimas encheu as ruas do Cartaxo

Mais de três centenas de atletas e praticantes de caminhada, cruzaram a meta instalada junto ao Centro Cultural do Cartaxo.

• Na classificação geral, Miguel Mascarenhas, do Sport Lisboa e Benfica foi o primeiro atleta masculino a cortar a meta, Andreia Ferrum, garantiu o primeiro lugar na geral feminina.​

• Pedro Magalhães Ribeiro, que deu a partida para a Caminhada, afirmou que o objetivo da autarquia é “promover o crescimento da prova, para reforçar a vertente competitiva e atrair cada vez mais atletas”, sem esquecer o carácter “festivo, que esteve na sua génese. Queremos promover a participação de pessoas de todas as idades”.
 
 • “Trabalhar ano a ano para que a Corrida das Vindimas ganhe força como a grande festa do desporto no concelho”, é o objetivo traçado por Pedro Nobre, vereador responsável pelo pelouro do Desporto e pela organização desta III edição da prova.

O município aliou a Corrida das Vindimas às comemorações do Dia Mundial do Coração, com um programa de animação que começou muito antes da prova e continuou para além dela.

​​
 
A terceira edição da Corrida das Vindimas, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo e a Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével, percorreu as ruas do Cartaxo no sábado, dia 29 de setembro. A prova noturna incluiu dois percursos – 10 Km corrida e 5 Km caminhada –, e contou com as professoras Sandra Caria e Patrícia Morais, da Zumba Fitness, para o aquecimento.

Na corrida, prova de competição, Miguel Mascarenhas, do Sport Lisboa e Benfica, cortou a meta aos 00:32:10,948 sagrando-se vencedor da geral, seguido de Ricardo Figueiredo, do CAS, com 00:32:22,644, na terceira posição ficou Pedro Carvalho, do Benfica, com 00:34:15,515. Andreia Ferrum foi a primeira atleta feminina, completando a prova em 00:39:09,941, seguida por Rita Ribeiro, do Clube de Natação do Cartaxo, que terminou em 00:46:14,511, a terceira da geral feminina foi Sara Gabriel, da Associação Vale Grande, com 00:46:30,798.

Mais de trezentas pessoas correram e caminharam nas ruas do Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, caminhou ao lado de quase duas centenas de pessoas de todas as idades que fizeram do percurso espaço de partilha e de convívio – desde pequeninos atletas que precisaram de colo ou de carrinhos de bebé para completar os 5 Km, passando por famílias que trouxeram representantes de todas as gerações, até às vizinhas que caminharam juntas ou aos grupos de amigos que trouxeram outros amigos de quatro patas, a ninguém faltou espírito desportivo.

Para o autarca “esta edição da Corrida das Vindimas foi um sucesso”, referindo que “depois de termos crescido muito em participantes, da primeira para a segunda edição, e de em 2017 a prova não se ter realizado para garantir cumprimento integral das recomendações da Comissão Nacional de Eleições”, foi com “entusiasmo que recebemos tantos inscritos, apesar de um ano de interregno”, o que atribui, quer ao “esforço dos nossos serviços da área de Desporto, quer ao empenho do vereador Pedro Nobre e dos nossos parceiros na organização”, referindo-se à Escola de Atletismo Correr+ do Cartaxo e à Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével.
 
​​
Os 10 Kms de corrida de competição contaram com 127 inscritos, entre os quais o vereador Pedro Nobre, responsável pelo pelouro do Desporto e pela organização da prova. Para o vereador, “um ano de interrupção não ajudou esta edição, foi necessário um esforço acrescido para voltarmos a colocar a prova no calendário dos atletas, mas os resultados são muito positivos, com o número total de inscritos a ultrapassar as nossas expectativas iniciais”. Quanto ao número de inscritos na corrida de competição, Pedro Nobre considera que “há ainda muito trabalho a fazer, mas também sabemos que há espaço para que a prova possa crescer de modo sustentável”. 

A Câmara Municipal e os parceiros querem “consolidar a Corrida das Vindimas como uma prova competitiva, mas também como uma grande festa do desporto, das famílias, dos grupos de amigos, da comunidade, das nossas associações e das nossas coletividades”, afirmou o autarca que assegura “estamos já a preparar 2019, recebemos muitos contributos ao longo da organização desta III edição, que vamos integrar e concretizar no próximo ano”.

Pedro Nobre deixou ainda “um imenso agradecimento a todas as empresas, instituições e pessoas que nos apoiaram e patrocinaram, aos trabalhadores do município, quer da área de Desporto, quer de outras áreas que contribuíram com propostas, com soluções e com trabalho, para tornar a prova um sucesso”. O vereador reconheceu “a importância de todos, com especial destaque para os voluntários, de todas as nossas freguesias, que nos ajudaram nas inúmeras tarefas necessárias à realização da prova”. 

​​

III Corrida das Vindimas começou e terminou em ambiente de festa
A Câmara Municipal integrou a III Corrida das Vindimas nas comemorações do Dia Mundial do Coração. Pedro Nobre explicou que “contámos com a disponibilidade e entusiasmo de muitos parceiros, para o programa de atividades que organizámos em parceria com a Associação Street Food Portugal”.

As comemorações decorreram no sábado e no domingo, dias 29 e 30 de setembro – Street Food, demonstração de modalidades desportivas e rastreios, ocuparam o espaço junto à praça de Touros do Cartaxo. Dojo Amicale Cartaxo, Peter’s Gym, Ateneu Artístico Cartaxense e Clube de Natação do Cartaxo, foram responsáveis pelas demonstrações e aulas de sábado, no domingo, foi a professora Sofia Cruz com a sua Zumba Fibra, a dar ritmo à manhã de algumas dezenas de praticantes.

​​

Na área de Street Food, para além de sabores que vieram de fora, estiveram representados os sabores mais doces do Cartaxo – os pampilhos da Martinica, os pastéis de nata da Sociedade de Padarias, os cartaxinhos da Favorita e as bolas de Berlim da Rosabella –, que fizeram par com os vinhos do Cartaxo servidos pela petisqueira Copo de 3, ou os grelhados suculentos da Taverna das Cartaxas. A Chef Marta Simões ofereceu um workshop de cozinha no sábado, mesmo antes da Corrida.”

A noite de sábado contou também com a música do DJ Thiago Riko e as bebidas refrescantes do QuoVadis, que contribuíram para fazer a festa do desporto entrar pela noite dentro. 


Para consultar resultados clicar AQUI ​
​​​​