VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo à Mesa

Cartaxo à Mesa

Museu Rural e do Vinho encerra ciclo anual de almoços de harmonização vínica

No domingo, 2 de setembro, o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo encerrou o ciclo de almoços de harmonização vínica que se iniciou no passado dia 12 de novembro de 2017, no dia europeu do enoturismo, com Cartaxo à Mesa - Sabores do Tejo.

O Município do Cartaxo lançou o desafio à chef Madalena Dias, da Empresa Cook2wine, e aos produtores de vinho do concelho para darem a conhecer aos apreciadores de enogastronomia as suas criações.

Adega Cooperativa do Cartaxo, Casa 1927, Dois Carvalhos, Quinta Casal do Conde, Vinhos Franco, Vinhos Lambéria’s e Batista’s – Pitada Verde foram as empresas produtoras de vinho que apresentaram algumas das suas mais recentes produções neste ciclo de almoços vínicos cujas ementas foram cuidadosamente preparadas em função dos vinhos pela chef Madalena Dias.

Por sugestão da grande maioria dos convivas e enófilos presentes nesse primeiro evento, o Município organizou um ciclo completo de almoços, de periodicidade sazonal, com ementas a pensar nos produtos regionais da época e dando oportunidade a todos os produtores com vinhos certificados pela CVR de apresentar as suas produções. Este ciclo de almoços foi da responsabilidade da chef Madalena Dias. A 21 de fevereiro, realizou-se a edição Cartaxo à Mesa – Sabores de Inverno; a 20 de maio, Cartaxo à Mesa – Sabores de Primavera; e no passado domingo, a encerrar o ciclo, foi a vez dos Sabores de Verão.

Participaram também na realização deste ciclo três enólogas convidadas que animaram a degustação das entradas com uma introdução teórico-prática à prova de vinhos – a enóloga Maria Vicente, da Casa 1927 (do hotel vínico, em Vila Chã de Ourique, com abertura prevista para 2019), a enóloga Marta Simões, da Quinta da Alorna, a professora Helena Mira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, e o sociólogo Nelson Ferrão que encerrou o ciclo com a abordagem ao tema “O vinho como elemento sociabilizante”. Estes workshops foram “servidos” na adega do Museu Rural e do Vinho, passando, de seguida, os convivas para o Centro de Promoção Vitivinícola onde decorreram os almoços com a apresentação de vinhos pelos enólogos das casas agrícolas e com as provas comentadas pelos apreciadores. No total dos eventos, participaram cerca de 200 pessoas.