VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo em alerta vermelho dias 2 e 3 de agosto

Cartaxo em alerta vermelho dias 2 e 3 de agosto

Previsão de calor extremo para os próximos dias com temperaturas acima dos 40 graus, leva Cartaxo a adotar medidas de prevenção para minimizar situações de risco.

Segundo a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dias, o Cartaxo vai enfrentar temperaturas acima dos 40 graus e ficar sob alerta vermelho nos dias 2 e 3 de agosto.

Com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e minimizar as situações de risco inerentes às elevadas temperaturas que se farão sentir, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, e Elvira Tristão, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, reuniram hoje, 31 de julho, com elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Municipais, GNR, PSP, Autoridade de Saúde Pública, Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo e técnicos da área de ação social da autarquia.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, “a preocupação com a segurança e bem-estar da população é a nossa prioridade” pelo que a Câmara Municipal, em conjunto com a Autoridade de Saúde Pública e Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, vai disponibilizar – em todas as freguesias –  abrigos temporários para os grupos vulneráveis, de acordo com o Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Modo de Verão – Nível Local, em vigor de 1 de maio a 30 de setembro.

Com o concelho do Cartaxo em alerta amarelo no dia 1 de agosto e vermelho, nos dias 2 e 3 – quinta e sexta-feira –, o Serviço Municipal de Proteção Civil reforçou, ainda, as ações de vigilância da floresta e colocou em prática as medidas previstas no Plano Operacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Temperaturas Extremas | Medidas Preventivas
• Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
• Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina;
• Usar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
• Evitar atividades desportivas e de lazer no exterior;
• Escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
• Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como, crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
• Seguir as recomendações do médico assistente ou da Saúde 24: 808 24 24 24 – no caso de doentes crónicos ou sujeitos a terapêuticas e/ou dietas específicas;
• Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
• Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
• Ter cuidados especiais, no caso das grávidas: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos.

Grupos vulneráveis
• As crianças nos primeiros anos de vida;
• As pessoas idosas;
• Os portadores de doenças crónicas (nomeadamente doenças cardiovasculares, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo);
• As pessoas obesas;
• As pessoas acamadas;
• As pessoas com problemas de saúde mental;
• As pessoas a tomar alguns medicamentos, como anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, anti-depressivos, neurolépticos, entre outros;
• Os trabalhadores expostos ao sol e/ou ao calor;
• As pessoas que vivem em más condições de habitação.

CONTACTOS ÚTEIS
Serviço Municipal de Proteção Civil do Cartaxo
Praça 15 de Dezembro, 2070-050 cartaxo
Tel.: (+351) 243 700 288
proteccaocivil@cm-cartaxo.pt

Bombeiros Municipais do Cartaxo
Rua Serpa Pinto, 2070-116 cartaxo
Tel.: (+351) 243 700 800
bombeiros@cm-cartaxo.pt

USF Terra Viva
Rua do Progresso, 2070-085 Cartaxo
Tel.: (+351) 243 700 664 – (+351) 243 700 658
usf.terraviva@arslvt.min-saude.pt
Horário de funcionamento: Dias úteis das 8h00 às 20h00.

USF D. Sancho de Pontével
Rua Moinho Grande, 2070-416 Pontével
Tel.: (+351) 243 700 810
Horário de funcionamento: Dias úteis das 8h00 às 20h00.