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OPE' 2018 já tem vencedores

Mais de trezentos pequenos eleitores decidiram nas urnas o destino de 10 mil euros de investimento nos estabelecimentos de ensino do concelho.

 • O Orçamento Participativo Escolar (OPE’2018) decorreu durante o mês de maio e junho em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho e envolveu mais de oitocentas crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, com mais de trezentos pequenos eleitores presentes nas assembleias de voto.

O projeto tem uma dotação orçamental de 10 mil euros, dos quais são atribuídos 5 mil euros a cada agrupamento de escolas do concelho, para a execução dos projetos vencedores – o dobro de 2017.

Os alunos da Escola Básica N.º 1 de Pontével, venceram na assembleia participativa do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, ao conquistar 35 votos aos 96 pequenos eleitores, com o projeto OPErAr-te​.

Na escola conforto e bem-estar não pode faltar foi o projeto apresentado pelos alunos da Escola Básica N.º 3 do Cartaxo que conquistou 69 votos aos 240 eleitores do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o OPE “dá voz à comunidade escolar dando voz às crianças, que são a razão de ser da própria escola”. 

O autarca mede “o sucesso do projeto, pelo entusiasmo que é visível e pela qualidade das apresentações. Técnicos, professores, crianças e famílias participam na criação de projetos em nome de todos, em nome da escola pública".

“Todos os projetos foram elogiados pela equipa técnica, por procurarem soluções para problemas muito concretos e sérios das escolas, aliando à criatividade das apresentações que levaram ao palco, o rigor e preparação cuidada dos projetos escritos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.



Terminadas as sessões de apresentação do Orçamento Participativo Escolar (OPE), que decorreram em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo durante o mês de maio e depois da equipa técnica do OPE ter avaliado as propostas de cada escola, foi a vez dos alunos mostrarem as suas ideias a plateias de meninos e meninas de outras escolas nas assembleias participativas que decorreram no Auditório da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense e no Centro Cultural do Cartaxo, nos dias 18 e 19 de junho, respetivamente.

As escolas do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, foram as primeiras a reunir em plenário para apresentar propostas e “votar ali na lata preta”, como segredou, de modo muito sério, uma pequenina eleitora à chegada ao Auditório da SFIP.
 
Muito bem preparados, alunas e alunos das escolas da Ereira, Casais dos Penedos, Pontével, Lapa, Vale da Pinta e Vale da Pedra, subiram ao palco para mostrar os seus projetos e “dizer aos outros meninos, o que nos faz falta”. Houve desenhos a falar uns com os outros em écran gigante, houve quem cantasse muito afinado e quem sentisse a voz tremer de nervoso, houve meninas que se vestiram de princesas e meninos em cavalos de brincar, houve quem pedisse votos para ter computadores e quem quisesse muito uma biblioteca para estudar em sossego. Do desporto à música, dos livros aos jogos ou aos computadores, das balizas às tintas e aos cavaletes, foram muitas as razões que defenderam de microfone na mão e com enorme entusiasmo – em comum sempre a mesma vontade, fazer da escola um lugar ainda melhor para aprender e brincar.

No Centro Cultural do Cartaxo, os eleitores encheram a plateia, todos muito atentos. Crianças da Escola Básica José Tagarro, da Escola Básica de Vila Chã de Ourique e das escolas básicas N.º 2 e N.º 3 do Cartaxo, chegaram muito alinhadinhos para “tomar atenção aos outros e bater palmas”. No palco do Centro Cultural aconteceu de tudo – atores de palmo e meio projetaram os seus próprios filmes, responderam a perguntas, fizeram manifestações pacíficas com cartazes feitos de muita convicção, jogaram à bola, tremeram de frio e suaram de calor, entoaram palavras de ordem e canções a plenos pulmões e até fizeram chover grandes gotas de água muito fria – tudo para mostrarem as suas escolas, darem conta das suas ideias e conquistarem votos.

Tal como em qualquer democracia, o que ditou o resultado foi mesmo a vontade expressa dos eleitores nas urnas e assim, dos votos de mais de trezentas meninas e meninos, saíram dois projetos vencedores – o projeto OPErAr-te, da Escola Básica N.º 1 de Pontével e o projeto Na escola conforto e bem-estar não pode faltar, da Escola Básica N.º 3 do Cartaxo, que passam a contar com 10 mil euros do orçamento da Câmara Municipal, para serem executados nas duas escolas.




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OPErAr-te para cidadãos cultos, comunicativos, flexíveis e criativos
A Escola Básica N.º 1 de Pontével preparou-se a rigor para apresentar o seu projeto e desde logo afirmou – “O OPErAr-te vem conquistar-te”.  Para conquistar votos, escolheu um guarda-roupa muito especial, música e uma canção cheia de ritmo para acompanhar uma coreografia que princesas e soldados, reis e cavaleiros, executaram na perfeição – foram verdadeiros conquistadores de votos em nome das artes plásticas, da música e do teatro.

O OPErAr-te propõe o desenvolvimento das atividades de expressão plástica, dramática e musical, em articulação com as áreas de Português, Estudo do Meio e Matemática, e quer contribuir para fomentar a mudança em professores e alunos, imposta por “uma sociedade, sempre em transformação, que exige cidadãos cultos, comunicativos, flexíveis e criativos”.

O valor a receber para a execução do projeto será usado para a aquisição, no domínio da pintura, desenho e modelagem, de cavaletes, tintas, telas, diversos tipos de papel, pincéis e outros materiais e instrumentos. No domínio da música e expressão dramática, vão ser adquiridos microfone, aparelhagem sonora, leitores de CD, gravadores áudio e máquinas de fotografar e filmar, para além de tecidos para construção de cenários e opas para o grupo coral ou instrumentos musicais – sempre com a intenção de reforçar as relações dentro da comunidade escolar e desta com a população. 
 
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Prática desportiva e conforto nas salas de aula essenciais na promoção da aprendizagem
As meninas e os meninos da Escola N.º 3 do Cartaxo subiram ao palco para ver a sua proposta –  Na escola conforto e bem-estar não pode faltar – sair vencedora. Explicaram muito bem porque ter ar condicionado nas salas de aula vai melhorar a sua capacidade de trabalho e de aprendizagem – houve quem tivesse de entrar em palco de gorro e luvas, a tremer de frio, para mostrar isso mesmo e outros meninos ficaram “muito sonolentos, com tanto calor…!”.

Mas porque o bem-estar não é apenas garantido por estudar à temperatura certa e a atividade física é "muito importante para a nossa saúde", os pequenos defensores do projeto pediram também equipamentos desportivos "porque o futebol não é o único desporto" e todos gostariam de praticar outras modalidades – o que vão mesmo poder fazer quando tiverem as suas novas tabelas de basquetebol e redes de voleibol. 


Projetos que se apresentaram ao OPE’2018

Agrupamento de Escolas D. Sancho I Pontével
EB1 da Ereira – Mais movimento, melhor forma física na nossa escola                                      
EB1 de Casais dos Penedos – Espaço para Jogos                                                                                         
Básica N.º 1 de Pontével – OPErAr-te                                                                                                             
EB1 da Lapa – Uma Escola + Interativa                                                                                                           
EB1 de Vale da Pinta – Espaço para ler e brincar livremente
EB1 de Vale da Pedra – Cuidar e Proteger


Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo
Básica José Tagarro – Em 2018/2019, na nossa escola, uma sala multiusos queremos ter        
Básica N.º 2 de Cartaxo – Espaço Lúdico                                                                                                       
Básica de Vila Chã de Ourique – Aprender a brincar… brincar aprendendo…                                
Básica n.º 3 do Cartaxo – Na escola conforto e bem-estar não pode faltar 

​O OPE é organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho e é acompanhado por uma equipa técnica constituída por elementos da área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo, representantes da direção dos dois agrupamentos de escolas e das associações de pais​. Os projetos são livremente escolhidos pelas escolas com a participação de todas as crianças. Nas assembleias participativas, os projetos são apresentados e votados em boletins de voto entregues às crianças de cada estabelecimento de ensino sem possibilidade de voto no seu próprio projeto.
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