VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Comandante dos Bombeiros Municipais

Comandante dos Bombeiros Municipais


David Lobato quer continuar o trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos, com enfoque na qualidade e excelência do serviço prestado à população do concelho, da região e do país, a par de manter as condições internas de valorização de cada elemento do corpo de bombeiros “com a exigência e o rigor a que as nossas funções de socorro nos obrigam”, sempre “com a convicção de que podemos crescer em qualidade do serviço prestado e em competências técnicas e operacionais”.
 ​
 
​​

 
David Lobato tomou posse como Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, numa cerimónia que teve lugar no dia 14 de junho, no quartel da corporação. A tomada de posse contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Fernando Amorim, vereadores e presidentes de junta, assim como, do Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Mário Silvestre e do Coordenador do Serviços de Proteção Civil do Município, Carlos Cláudio.
 
Aos representantes de inúmeras entidades públicas, autarcas e ex-autarcas, amigos e familiares de David Lobato, juntaram-se representantes de instituições humanitárias e de solidariedade social e empresários. Os comandantes das esquadras da GNR e da PSP, os comandantes e elementos de comando de diversas corporações da região, assim como, ex-comandantes dos Bombeiros Municipais do Cartaxo e elementos que integram o seu Quadro de Honra, para além de presidentes de câmara municipais – de Azambuja, Mação e Sardoal – também marcaram presença na cerimónia.
 
David Lobato desempenhou durante os últimos cinco anos, de modo interino as funções de comandante do corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo, funções que assumiu quando Mário Silvestre, em 2013, passou a comandar Autoridade Nacional de Proteção Civil, a nível distrital.
 
Para o Comandante, a presença de “tantas pessoas amigas em representação de tantas instituições pelas quais nutro imenso respeito, é para mim sinal de que o trabalho que temos desenvolvido de colaboração mútua, em prol daqueles que devemos proteger, vai poder continuar”. Afirmando que assume “o vosso gesto de solidariedade para comigo, neste marco tão importante da minha carreira, como um sinal de reconhecimento institucional que partilho com cada homem e com cada mulher que presta serviço neste corpo de Bombeiros”.
 
Apontando “a transparência e o rigor, o empenho abnegado e o apoio mútuo, a exigência contínua na melhoria do socorro que prestamos”, como “pilares da nossa relação interna, assim como, da nossa relação com todas as instituições públicas e privadas com as quais nos relacionamos”, David Lobato, assegurou que a sua liderança “vai ser democrática, integradora, rigorosa e orientada pelo exemplo”. Com o entendimento de que “as pessoas são o ativo mais valioso dentro de qualquer organização”, quer que valores como “justiça, igualdade e fraternidade, continuem a ser os elos que nos ligam e nos definem”.
 
A gestão “que preconizo, obriga-nos a manter objetivos comuns, a estarmos unidos para ultrapassarmos juntos as dificuldades, a crescer juntos enquanto operacionais e enquanto pessoas”, pelo que “devemos ser capazes de criar condições que nos permitam desenvolver capacidades técnicas e operacionais de excelência, de garantir condições de segurança e elevados níveis organizacionais, que nos permitam responder com a máxima qualidade àqueles que servimos”, defendeu David Lobato.
 
Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal deu posse a David Lobato, afirmando que “foi sempre Comandante, hoje apenas lhe entregamos a insígnia de Comandante”, num ato que “se reveste de enorme importância enquanto reconhecimento pelo percurso de uma pessoa humilde, trabalhadora, rigorosa e transparente, características essenciais de um líder, afirmando-se pela exemplar competência técnica, tanto quanto, pela capacidade de unir vontades e conduzir este exemplar corpo de bombeiros no caminho da excelência”. 
 
Também Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, destacou as características de David Lobato “meu amigo”, que alia “à sua capacidade de trabalho e profissionalismo, a humildade e a perseverança que são traços indeléveis do seu caráter”. Para o Comandante Distrital, “esta promoção não é nem o princípio de um caminho, nem o fim de outro, é apenas a continuidade de um trabalho bem feito e o reconhecimento da qualidade desse mesmo trabalho. É um momento de sucesso, mas não tem origem no acaso, é ganho, é conquistado todos os dias”.
 
A capacidade de assumir riscos, “de lutar e de procurar constantemente a sua própria superação, tanto quanto a da Corporação que hoje passa a liderar de modo reconhecido, marcam um longo caminho de perseverança e de garra”, afirmou Mário Silvestre “por estas e outras razões que demoraria muito a elencar, afirmo que reforço toda a minha confiança no Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.” 
 
 
 
Nota biográfica
David Alexandre Amaral Lobato 
 
Nascido a 18/01/1973, residente no Cartaxo, é licenciado em Segurança e Higiene no Trabalho, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém, Pós-Graduado em Sistemas de Apoio à Decisão e Resposta à Emergência, no Instituto Superior de Línguas de Santarém.
 
Auditor técnico de formação da Escola Nacional de Bombeiros, na área da Emergência Pré-hospitalar.
 
É Formador Externo da Escola Nacional de Bombeiros para as áreas de Técnicas de Socorrismo, Suporte Básico Vida com Desfibrilhação Automática Externa e de Combate a Incêndios Florestais. 
É ainda formador na área da Segurança e Higiene no Trabalho e Segurança contra Incêndios em Edifícios.
 
Em 2005, assumiu funções de Adjunto de Comando dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, em 2006, as funções de 2º Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, em junho de 2013 assumiu o Comando em regime de substituição do Corpo de Bombeiros Municipais do Cartaxo, ate á presente data.
 
Ao longo destes anos, colaborou ativamente em inúmeras operações de socorro, tendo comandado diversos Grupos de Reforço a Incêndios Florestais dentro e fora do distrito, integrando as escalas de Serviço de Comandante Permanência às Operações, do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém. Elemento integrante das equipas de Posto de Comando Distrital com a função de Oficial de Operações, com varias atuações a nível nacional, nas quais se destacam Algarve 2012, Caramulo 2013, Vila Nova de Cerveira 2015 e o ano de 2017.
 
Foi Assessor Técnico do Júri dos concursos Públicos Internacionais do QREN eixo I, II ,III executados pelas Federações de Bombeiros de Santarém, Portalegre e Évora (2012/13).
​​​​​​​​​​