VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo na FNA'18

Cartaxo na FNA'18

A Câmara Municipal do Cartaxo convidou empresas e casas agrícolas para mostrar na FNA'18, os seus produtos e os seus serviços. "Os Campinos" de Vila Chã de Ourique brilharam no palco Regional, em nome da tradição e da identidade do concelho.

Os vinhos do concelho foram os convidados especiais da presença do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura – Casa 1927, Casal do Conde e Vinhos Franco   aceitaram o convite do Município e estiveram no pavilhão da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo) para dar a conhecer a excelência dos seus vinhos a milhares de visitantes.​

Mas estes convidados especiais não estiveram sozinhos. Ao seu lado, estiveram outros importantes protagonistas do Dia do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura, que decorreu durante todo o dia 9 de junho.

Cook2Wine, Ribatejo Tours e Duuras – Artstone​ mostraram os seus produtos e o modo como estes criam relações de colaboração que valorizam cada uma das empresas, tanto quanto contribuem para a divulgação turística do concelho – trabalho que a Ribatejo Tours promove através dos seus percursos turísticos que mostram as magníficas paisagens atravessadas pelo Rio Tejo, assim como, os costumes das gentes que as habitam.

Ao Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, coube a representação das tradições do concelho, com três atuações – a primeira no hall de entrada do CNEMA, de onde desfilou até ao pavilhão da CIMLT para uma breve apresentação e, por fim, no Palco Regional, com centenas de visitantes a assistir e a aplaudir a sua atuação.

Para além de dar a conhecer a riqueza das tradições ribatejanas através da etnografia e da dança, o Rancho mostrou ainda a doçaria regional, parte integrante da identidade do concelho.

Chef Madalena Dias reúne à mesma mesa, vinhos, iguarias e empresas do concelho
Madalena Dias aceitou o convite para ocupar a área de showcooking e mostrar o trabalho que desenvolve na empresa Cook2Wine. Com especial destaque para a harmonização entre iguarias e vinhos, a Chef acrescentou recentemente, aos pratos que cria, os produtos de duas empresas do concelho - a WoodWorking, e a Duuras, cujas tábuas em madeira e em ardosia negra, respetivamente, serviram de verdadeiro palco às suas criações.

Muitos visitantes da Feira assistiram à primeira harmonização da tarde – a Chef da Cook2Wine, preparou um ceviche que serviu em pequenos cones dispostos numa tábua de ardósia negra, especialmente pensada pela Duuras. Os produtos da terra e do mar, estiveram assim em perfeita harmonia com o vinho Casal do Conde, que foi servido e explicado pela enóloga Verónica Pereira. ​

Para encerrar a tarde na Feira Nacional de Agricultura, a Chef Madalena Dias confecionou um prato principal – carne de toiro maturada com Saltinto, um sal muito especial criado pela Cook2Wine –, e uma sobremesa – pistachio, limão, maracujá e merengue caramelizado deram lugar a deliciosas e lindíssimas tartes. Ambos ganharam destaque nas tábuas da Duuras e, desta vez, também da WoodWorking​. A ligar ingredientes e apresentação, estiveram os Vinhos Franco, apresentados pelo enólogo Hernâni Magalhães.

​​​​​​​​​​​