VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo na FNA'18

Cartaxo na FNA'18

A Câmara Municipal do Cartaxo convidou empresas e casas agrícolas para mostrar na FNA'18, os seus produtos e os seus serviços. "Os Campinos" de Vila Chã de Ourique brilharam no palco Regional, em nome da tradição e da identidade do concelho.

Os vinhos do concelho foram os convidados especiais da presença do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura – Casa 1927, Casal do Conde e Vinhos Franco   aceitaram o convite do Município e estiveram no pavilhão da CIMLT (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo) para dar a conhecer a excelência dos seus vinhos a milhares de visitantes.​

Mas estes convidados especiais não estiveram sozinhos. Ao seu lado, estiveram outros importantes protagonistas do Dia do Cartaxo na Feira Nacional de Agricultura, que decorreu durante todo o dia 9 de junho.

Cook2Wine, Ribatejo Tours e Duuras – Artstone​ mostraram os seus produtos e o modo como estes criam relações de colaboração que valorizam cada uma das empresas, tanto quanto contribuem para a divulgação turística do concelho – trabalho que a Ribatejo Tours promove através dos seus percursos turísticos que mostram as magníficas paisagens atravessadas pelo Rio Tejo, assim como, os costumes das gentes que as habitam.


​​
Ao Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, coube a representação das tradições do concelho, com três atuações – a primeira no hall de entrada do CNEMA, de onde desfilou até ao pavilhão da CIMLT para uma breve apresentação e, por fim, no Palco Regional, com centenas de visitantes a assistir e a aplaudir a sua atuação. 

Para além de dar a conhecer a riqueza das tradições ribatejanas através da etnografia e da dança, o Rancho mostrou ainda a doçaria regional, parte integrante da identidade do concelho.
​​

Chef Madalena Dias reúne à mesma mesa, vinhos, iguarias e empresas do concelho
Madalena Dias aceitou o convite para ocupar a área de showcooking e mostrar o trabalho que desenvolve na empresa Cook2Wine. Com especial destaque para a harmonização entre iguarias e vinhos, a Chef acrescentou recentemente, aos pratos que cria, os produtos de duas empresas do concelho - a WoodWorking, e a Duuras, cujas tábuas em madeira e em ardosia negra, respetivamente, serviram de verdadeiro palco às suas criações.

Muitos visitantes da Feira assistiram à primeira harmonização da tarde – a Chef da Cook2Wine, preparou um ceviche que serviu em pequenos cones dispostos numa tábua de ardósia negra, especialmente pensada pela Duuras. Os produtos da terra e do mar, estiveram assim em perfeita harmonia com o vinho Casal do Conde, que foi servido e explicado pela enóloga Verónica Pereira. ​

​​
 
Para encerrar a tarde na Feira Nacional de Agricultura, a Chef Madalena Dias confecionou um prato principal – carne de toiro maturada com Saltinto, um sal muito especial criado pela Cook2Wine –, e uma sobremesa – pistachio, limão, maracujá e merengue caramelizado deram lugar a deliciosas e lindíssimas tartes. Ambos ganharam destaque nas tábuas da Duuras e, desta vez, também da WoodWorking​. A ligar ingredientes e apresentação, estiveram os Vinhos Franco, apresentados pelo enólogo Hernâni Magalhães.

 
​​​​​​​​​​​