VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Orçamento Participativo Escolar com execução a 100%

Orçamento Participativo Escolar com execução a 100%

Estão entregues os prémios dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) promovido pelo Município do Cartaxo em 2017.

• Os alunos da Escola Básica N.º 2 do Cartaxo, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, inauguraram a Sala Digital e os alunos da Escola Básica de Vale da Pinta, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, receberam um cheque de 2 mil e 500 euros para a reabilitação do espaço exterior do estabelecimento de ensino.
  
• Pedro Magalhães Ribeiro entregou os prémios e deu conta que reforçou o investimento municipal neste “projeto que a Câmara organiza, mas cujo sucesso se deve inteiramente ao empenho dos docentes, dos técnicos, dos pais e, obviamente, das crianças, cuja participação cívica queremos promover”.

• Em 2017, o valor máximo atribuído aos projetos vencedores foi de 2 mil e 500 euros por agrupamento. Neste ano letivo, a Câmara Municipal duplica o investimento para 10 mil euros, com cada agrupamento a poder executar um projeto até 5 mil euros.

​​
 
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo esteve, no dia 7 de março, nas duas escolas vencedoras do OPE em 2017 – que decorreu durante o mês de maio e junho em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho e envolveu cerca de oito centenas de crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade.

Na Escola Básica N.º 2 do Cartaxo, a Câmara Municipal concretizou as aspirações dos alunos, que apresentaram o projeto Sala Digital – passam a contar com um espaço para desenvolver projetos no âmbito das tecnologias da informação, com seis novos computadores, todos com ligação à internet. Os equipamentos foram adquiridos pelo Município, que também foi responsável pela adaptação do espaço e do mobiliário, para além da instalação elétrica e da rede de dados necessária ao seu funcionamento.
Na Escola Básica de Vale da Pinta o projeto Reabilitação do Parque Infantil e da vedação rústica dos espaços ajardinados, vencedor em 2017, será executado pelo próprio estabelecimento de ensino, pelo que foi entregue o “valor na sua totalidade, no máximo que o regulamento atribui a cada agrupamento”.


Orçamento Participativo Escolar 2017/2018
Durante o mês de abril, a área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo apresentará o OPE 2017/2018 em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo. “O que lançará o processo de consulta dentro das escolas, com a discussão e tomada de decisão interna, desde logo promotoras da participação das crianças”, explica Pedro Magalhães Ribeiro. Esta participação, levará à “construção das propostas finais a apresentar nas assembleias participativas” que em 2017 “envolveram quase duas centenas e meia de crianças”, que cantaram, apresentaram vídeos, mostraram fotografias das suas escolas, apelaram ao voto e explicaram muito bem os seus projetos aos colegas que os votaram.

A equipa técnica, constituída por elementos da área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo, representantes da direção dos dois agrupamentos de escolas e das associações de pais, continua com a “responsabilidade de receber os projetos das escolas”, explicou o presidente da Câmara, assim como, “garantirá o cumprimento rigoroso do regulamento”.

O autarca afirma que para o Município considerar este “um projeto de sucesso”, o fator mais relevante “é podermos continuar a assistir ao entusiasmo que as crianças colocaram nos seus projetos em 2017”, referindo que todas as escolas apresentaram propostas e que “alunos e alunos, tiveram a possibilidade de participar de modo livre e transparente, de debater, de argumentar e de encontrar consensos, na procura do que é melhor para a comunidade em que se inserem, e não para si em termos pessoais e individuais”.




PARTICIPANTES NAS PROPOSTAS VENCEDORAS EM 2017
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARCELINO MESQUITA DO CARTAXO

ESCOLA BÁSICA N.º 2 DO CARTAXO 
SALA DIGITAL

Proponentes
Maria Miguel Simões Ferreira 
Rodrigo Roque de Aguiar Hilário 
Carolina Gurgel Melo 
José Pedro Leandro de Oliveira 
Matilde Ferreira 
Docente Orientador
Isabel de Castro e Sousa
Rui Pedroso
Apoiantes
Madalena Roque de Aguiar Hilário 
Rafael Filipe Galvão Carvalho 
Afonso Pereira Firmino Faia 
Diana Filipe de Andrade 
Carlota Ribeiro Alves 
Rúben Baltazar 
António Salvador Pinha Gomes de Figueiredo 
Miguel Silva Garcia




AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO I DE PONTÉVEL

ESCOLA BÁSICA DE VALE DA PINTA
REABILITAÇÃO DO PARQUE INFANTIL E DA VEDAÇÃO RÚSTICA DOS ESPAÇOS AJARDINADOS

Proponentes
Mariana Subtil Rodrigues 
Carlota Silva Crena 
Santiago Maria Paulos Vargas 
Rita Ramos Almeida 
Miguel Maria Ribeiro Carias 
Docente Orientador
Carlos Soares
Maria de Lurdes Ferreira
Mário Júlio Reis (coordenação)
Assistentes Operacionais
Dora Devesa
Isabel Caria
Apoiantes
Maria Flor Parente 
Maria Gomes Clemente 
Joana Isidoro Carvalho 
Diogo Colaço Correia 
Inês Olaio Gomes 
Leonardo Nunes 
Rodrigo Portela 
Tomás Macmanus 


​​​​