VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Orçamento Participativo Escolar com execução a 100%

Orçamento Participativo Escolar com execução a 100%

Estão entregues os prémios dos dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE) promovido pelo Município do Cartaxo em 2017.

• Os alunos da Escola Básica N.º 2 do Cartaxo, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, inauguraram a Sala Digital e os alunos da Escola Básica de Vale da Pinta, do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, receberam um cheque de 2 mil e 500 euros para a reabilitação do espaço exterior do estabelecimento de ensino.

• Pedro Magalhães Ribeiro entregou os prémios e deu conta que reforçou o investimento municipal neste “projeto que a Câmara organiza, mas cujo sucesso se deve inteiramente ao empenho dos docentes, dos técnicos, dos pais e, obviamente, das crianças, cuja participação cívica queremos promover”.

• Em 2017, o valor máximo atribuído aos projetos vencedores foi de 2 mil e 500 euros por agrupamento. Neste ano letivo, a Câmara Municipal duplica o investimento para 10 mil euros, com cada agrupamento a poder executar um projeto até 5 mil euros.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo esteve, no dia 7 de março, nas duas escolas vencedoras do OPE em 2017 – que decorreu durante o mês de maio e junho em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho e envolveu cerca de oito centenas de crianças do 1.º ao 4.º ano de escolaridade.

Na Escola Básica N.º 2 do Cartaxo, a Câmara Municipal concretizou as aspirações dos alunos, que apresentaram o projeto Sala Digital – passam a contar com um espaço para desenvolver projetos no âmbito das tecnologias da informação, com seis novos computadores, todos com ligação à internet. Os equipamentos foram adquiridos pelo Município, que também foi responsável pela adaptação do espaço e do mobiliário, para além da instalação elétrica e da rede de dados necessária ao seu funcionamento.
Na Escola Básica de Vale da Pinta o projeto Reabilitação do Parque Infantil e da vedação rústica dos espaços ajardinados, vencedor em 2017, será executado pelo próprio estabelecimento de ensino, pelo que foi entregue o “valor na sua totalidade, no máximo que o regulamento atribui a cada agrupamento”.

Orçamento Participativo Escolar 2017/2018
Durante o mês de abril, a área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo apresentará o OPE 2017/2018 em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo. “O que lançará o processo de consulta dentro das escolas, com a discussão e tomada de decisão interna, desde logo promotoras da participação das crianças”, explica Pedro Magalhães Ribeiro. Esta participação, levará à “construção das propostas finais a apresentar nas assembleias participativas” que em 2017 “envolveram quase duas centenas e meia de crianças”, que cantaram, apresentaram vídeos, mostraram fotografias das suas escolas, apelaram ao voto e explicaram muito bem os seus projetos aos colegas que os votaram.

A equipa técnica, constituída por elementos da área de Educação e Juventude do Município do Cartaxo, representantes da direção dos dois agrupamentos de escolas e das associações de pais, continua com a “responsabilidade de receber os projetos das escolas”, explicou o presidente da Câmara, assim como, “garantirá o cumprimento rigoroso do regulamento”.

O autarca afirma que para o Município considerar este “um projeto de sucesso”, o fator mais relevante “é podermos continuar a assistir ao entusiasmo que as crianças colocaram nos seus projetos em 2017”, referindo que todas as escolas apresentaram propostas e que “alunos e alunos, tiveram a possibilidade de participar de modo livre e transparente, de debater, de argumentar e de encontrar consensos, na procura do que é melhor para a comunidade em que se inserem, e não para si em termos pessoais e individuais”.

PARTICIPANTES NAS PROPOSTAS VENCEDORAS EM 2017

Docente Orientador
Carlos Soares
Maria de Lurdes Ferreira