VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Gerações desfilam lado a lado pela paz

Gerações desfilam lado a lado pela paz

Comunidade educativa, academias e centros de estudo, associações e IPSS do concelho, participaram no desfile que percorreu as ruas do Cartaxo.

O Desfile da Paz é resultado do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas e instituições, que este ano se centrou na exploração e manifestação de sentimentos como generosidade, partilha, igualdade, responsabilidade, solidariedade, confiança e amizade. ​

Chamar a atenção para os valores mais profundos da época – a paz e a solidariedade, a união, a partilha e a amizade –, foi o propósito que uniu várias gerações, no Desfile da Paz que percorreu as ruas do Cartaxo na manhã do dia 15 de dezembro.

O desfile foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro que reafirmou a “importância de todos os momentos que contribuam para o reforço dos laços entre gerações”, para o autarca “o projeto educativo que prepara este Desfile da Paz, desenvolvido nas escolas, nos centros de estudo, nas IPSS, é também um contributo para a construção de uma comunidade mais inclusiva, na qual todos temos lugar”. Lamentando “o frio e a chuva com que esta manhã nos surpreendeu”, o presidente da Câmara elogiou “docentes e técnicos que participaram na organização deste Desfile”, deixando uma palavra “especial às crianças, jovens e adultos que criaram fatos, desfilaram e cantaram, oferecendo uma verdadeira festa da amizade e mantendo o entusiasmo e a alegria, apesar do frio”.

No final do desfile, a praça 15 de Dezembro transformou-se num palco para algumas centenas de crianças entoarem cânticos de natal bem conhecidos e algumas canções compostas por si próprias.  Os primeiros a atuar foram os meninos e as meninas do Jardim de Infância do Cartaxo que, muito alinhadinhos e afinados, subiram às escadas do edifício, para entoar os cânticos ensaiados com o professor Rolando Ferreira.

As alunas e os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, tiveram palco próprio para apresentarem o seu Concerto de Natal, organizado pelas docentes do 1º ciclo do Agrupamento – numa atuação que contou com muitas dezenas de crianças a dançar coreografias muito certinhas, para um público que aplaudiu os pequenos cantores e não arredou pé, nem mesmo quando a chuva começou a cair.

Para além do Desfile da Paz, decorre ainda uma exposição de trabalhos realizados no âmbito do projeto Natal Ecológico – projeto promovido pela área de Educação e Juventude, em parceria com as instituições de ensino e de apoio social. Os trabalhos estão expostos de 15 de dezembro a 6 de janeiro, em vários equipamentos municipais – Edifício Sede do Município, Piscinas Municipais e Mercado Municipal do Cartaxo. Os trabalhos expostos foram realizados por escolas, jardins de infância, academias, associações e instituições de apoio social do concelho.

ÁRVORES DE NATAL E OUTRAS DECORAÇÕES
PARTICIPANTES

DESFILE DE NATAL
PARTICIPANTES