VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Lavagem de contentores em todas as freguesias do concelho

Lavagem de contentores em todas as freguesias do concelho

Limpeza de contentores de recolha de resíduos sólidos urbanos vai começar hoje em Valada e vai alargar-se a todas as freguesias do concelho.

Os serviços de Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana (RRLU) da Câmara Municipal do Cartaxo iniciaram na passada semana, trabalhos de lavagem e desinfeção de todos os contentores do concelho. Os trabalhos, que tiveram início na cidade do Cartaxo com a lavagem de mais de 360 baldes e contentores, vão continuar de acordo com os circuitos de recolha já estabelecidos no concelho.

A partir de hoje, dia 13 de novembro, será iniciado o circuito das freguesias fora da sede de concelho, Valada será a primeira freguesia do circuito de lavagem e desinfeção, seguindo-se Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique. Pontével, Ereira e Lapa serão agendados de acordo com o decorrer dos trabalhos em curso.

Pedro Nobre, vereador responsável pelo pelouro de Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana, informou que “a lavagem e desinfeção dos contentores é executada regularmente pela empresa Recolte, de acordo com o contrato que a Câmara Municipal do Cartaxo celebrou, por concurso público com esta empresa e é sempre acompanhada pelos serviços municipais”, referindo que “na cidade do Cartaxo, os contentores e baldes são lavados e desinfetados seis vezes ao ano e em todas as freguesias, quatro vezes ao ano”.

Nestes circuitos são lavados e desinfetados cerca de 1500 contentores e baldes de deposição indiferenciada de resíduos. Estes trabalhos visam manter as condições de higiene dos contentores e salubridade dos espaços onde estão colocados.

O autarca afirma que “os serviços municipais relatam muitas situações que dificultam a manutenção dos contentores em condições ideais de limpeza”, sensibilizando para a importância de “todos nós adotarmos alguns cuidados ao depositar o lixo nos contentores e baldes de recolha, para que estes se mantenham limpos durante mais tempo entre as lavagens que são feitas ao longo do ano”. Acondicionar o lixo doméstico em sacos fechados, para evitar detritos soltos dentro do contentor, “é uma ação simples, mas muito importante, que só por si evita maus cheiros e falta de condições de higiene”.

A deposição de materiais como óleos ou restos de tintas e outros líquidos potencialmente perigosos vazados diretamente nos contentores, é outra das situações recorrentes que dificulta a manutenção destes equipamentos.