VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo organiza "Operação Fátima" de apoio ao peregrino

Cartaxo organiza "Operação Fátima" de apoio ao peregrino

Presidente da Câmara apela à participação de voluntários no apoio aos peregrinos e anuncia reforço dos postos disponíveis para prestação de cuidados de saúde.


 Operação Fátima 2016
 Reunião de Preparação Operação Fátima 2017
​​

A Operação Fátima 2017 – Apoio ao Peregrino, organizada pelo Município do Cartaxo, vai decorrer de 5 a 11 de maio e integra o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Municipais do Cartaxo, a Associação Humanitária da Freguesia de Pontével, a PSP e a GNR, a comunidade católica através das suas paróquias e organizações, tal como a Conferência S. Vicente de Paulo, e outras instituições públicas e privadas, quer para apoio no terreno, quer para cedência de bens essenciais a serem entregues aos peregrinos.

A primeira reunião de coordenação decorreu no dia 16 de março, com a presença de representantes de algumas destas instituições. Outras organizações públicas e privadas já confirmaram a presença na próxima reunião de trabalho, agendada para dia 23 de março.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal explicou a necessidade de “iniciar quanto antes o trabalho conjunto com todas as entidades envolvidas, porque este é um ano muito importante para os católicos e de enorme significado para os peregrinos”, referindo-se à presença do Papa Francisco em Fátima no próximo mês de maio, para assinalar o Centenário das Aparições.

O autarca afirmou que “independentemente das crenças pessoais de cada um, este é um momento em que milhares de pessoas atravessam o nosso território, numa caminhada espiritual, num sacrifício de fé, de crença profunda na necessidade da paz entre os povos”, pelo que gostaria “que todos nos sentíssemos convocados para receber estas pessoas, para as ajudar na sua peregrinação, para cumprirmos a tolerância e a solidariedade que nos distinguem enquanto comunidade”. 

A presença do Papa Francisco e os inúmeros pedidos de grupos de peregrinos já recebidos “para passar a noite no Centro Paroquial de Valada e no Inatel do Cartaxo, por exemplo, dão-nos a dimensão da responsabilidade que nos aguarda”, explicou o presidente da Câmara, deixando um apelo “a todas as pessoas do concelho, de qualquer convicção religiosa”, para que possam participar na Operação enquanto voluntários. Foi criado um e-mail fatima2017@cm-cartaxo.pt para o qual “basta dar nota desta vontade, indicando o nome, idade, contacto e local de residência”, a informação será recebida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que coordenará a Operação.

Na reunião de dia 16 de março, foi também iniciada a preparação de informação para que “os nossos Bombeiros Municipais, a exemplo do que já fizeram no ano passado, preparem um folheto, com um mapa de localização dos postos de atendimento e apoio aos peregrinos, com indicação de contactos úteis”. O folheto informativo estará disponível no site do Município para consulta e será entregue ao longo do percurso no concelho.
 
​​​