VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Jovem de Vila Chã de Ourique foi Presidente por um Dia

Jovem de Vila Chã de Ourique foi Presidente por um Dia

Aluna da Escola Básica de Vila Chã de Ourique presidiu a conselho e a comissões municipais que decorreram em Vila Chã de Ourique, no âmbito da iniciativa Presidência Aberta.

Pedro Magalhães Ribeiro recebeu, bem cedo, a jovem de nove anos que o acompanhou ao longo do dia de trabalho.
Carlota Nogueira Ribeiro, esteve à altura do cargo e desempenhou as suas funções com elevado sentido de responsabilidade e muita simpatia, conforme assegurou o autarca.
Para o presidente da Câmara Municipal “é essencial que reforcemos a relação com os jovens, que demos destaque à educação para a cidadania nas nossas escolas. É a participação de todos, no processo de tomada de decisões que importam à comunidade, que nos reforça enquanto comunidade”.

No dia 13 de fevereiro, quinta-feira, a Escola Básica de Vila Chã de Ourique deu “feriado” a uma das suas alunas para que pudesse estar bem cedinho no edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo para “tomar posse” como Presidente por um Dia.

Ainda não eram 9h00 da manhã e já a jovem Presidente se mostrava pronta para assumir as suas novas funções. É verdade que o momento a deixou com um pouco de “nervoso miudinho”, mas a corajosa Carlota fez-se acompanhar de dois elementos da família – o avô e a irmã mais velha – que lhe garantiram o apoio necessário antes de a deixar sozinha a cumprir as suas obrigações.

Depois da “passagem de presidência” de Pedro Magalhães Ribeiro para a jovem, foi tempo de partir para Vila Chã de Ourique onde está a decorrer, durante o mês de fevereiro, a iniciativa Presidência Aberta.

Recebida em Vila Chã de Ourique pelo Presidente da Junta, Vasco Casimiro, a Presidente por um Dia, ocupou o seu lugar ao lado de Pedro Magalhães Ribeiro para assumir os trabalhos da Comissão Municipal de Proteção Civil, a que se seguiram mais duas reuniões, a reunião do Conselho Municipal de Segurança e a Comissão Municipal de Trânsito.

No decorrer dos trabalhos, a Carlota ficou a conhecer os representantes das forças de segurança – o Comissário Vitor Antunes da PSP, o Comandante do Posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior e o Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, David Lobato –, que têm assento quer na comissão, quer nos concelhos, para além dos presidentes de junta de freguesia presentes, dos responsáveis e técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, como Ana Coelho que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Serviço, ou a procuradora do Ministério Público, entre outros técnicos do Município do Cartaxo e responsáveis de diversas instituições do concelho.

Temas tão importantes como a segurança de pessoas e bens, a organização do trânsito no concelho, o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais no auxílio à população, ou as decisões sobre requerimentos enviados pela população, foram temas que a jovem ficou a conhecer durante a manhã. Uma manhã de muito trabalho que a Carlota enfrentou com “um comportamento exemplar, com muita atenção às propostas apresentadas pelas diversas instituições presentes, ao que acrescentou ainda uma grande simpatia para com todos os presentes”, assegurou o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, a iniciativa permite a uma criança ou jovem “acompanhar um dia de trabalho normal do presidente de câmara, despertando-lhe a atenção para a importância da participação dos cidadãos no processo de decisão pública”, esperando que, a par da iniciativa Presidência Aberta, a iniciativa Presidente por um Dia possa “reforçar a relação entre os decisores políticos e aqueles a quem mais importam as decisões tomadas”, o autarca explicou que as iniciativas se vão manter ao longo de todo o ano, em cada uma das freguesias – “é muito importante que possamos ter cada vez mais pessoas a participar nas reuniões e visitas de trabalho. Que cada pessoa, cada empresa, cada instituição possa fazer-se ouvir e dar conta não só das dificuldades sentidas, mas também do trabalho que desenvolve em prol do crescimento cultural, desportivo, social e económico do nosso concelho. As presidências abertas também devem ser espaço para a valorização do que de melhor é feito em cada freguesia”.

Presidência aberta continua até dia 27 de fevereiro em Vila Chã de Ourique
Todas as iniciativas, reuniões e visitas de trabalho, são abertas ao público, tendo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, endereçado convites a todos os autarcas eleitos – vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta e de assembleia de freguesia, para estarem presentes em todo o programa.

A Presidência Aberta em Vila Chã de Ourique, tem iniciativas agendadas até ao dia 27 de fevereiro – consulte o programa completo.

Para além de Vila Chã de Ourique, a Presidência Aberta decorrerá em Pontével, Cartaxo, Lapa, Vale da Pedra, Valada, Vale da Pinta e Ereira, com iniciativas agendadas ao longo de todo o ano.