VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Oficina gratuita para cuidadores e técnicos de saúde

Oficina gratuita para cuidadores e técnicos de saúde

Últimos dias! Inscrições para a oficina ampli.AR


 
 
 
A oficina ampli.AR centra-se em práticas artísticas dirigidas a cuidadores e técnicos de saúde que queiram enriquecer o cuidado assistencial e potenciar novas dinâmicas relacionais com aqueles de quem cuidam. 

A oficina vai decorrer na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no Cartaxo, no dia 5 de junho, sábado, das 10h00 às 13h00e vai ser conduzida por Rita Machado.


Mais informação

➽ Materiais Diversos
info@materiaisdiversos.com — (+351) 910 626 468

➽ Área de Cultura da Câmara Municipal do Cartaxo
cultura@cm-cartaxo.pt — (+351) 243 700 250


Rita Machado | formadora A M P L I T U D E
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Mestre em Arteterapia, pela Universidade de Barcelona. Durante os 11 anos que residiu em Barcelona, estudou e trabalhou no âmbito da educação artística, conceção de projetos educativos e formação para público adulto. Ao longo do seu percurso adquiriu experiência no âmbito da mediação cultural com exposições de arte contemporânea, realizando propostas ajustadas a diferentes públicos (crianças, adultos, seniores e necessidades educativas especiais), e no âmbito  de gestão e direção de serviços educativos (Fundació Joan Brossa e Centre d’Art L’Hospitalet). Trabalhou na coordenação e gestão do projeto educativo Gent 3.0, realizado pela Fundação La Caixa, e como formadora no Curso “Envelhecimento Ativo – Prevenção à Dependência”, promovido pela Obra Social La Caixa, dirigido ao coletivo da terceira idade. Em paralelo, com o seu percurso académico, foi sempre alimentando o seu interesse pelo mundo da dança e do movimento, ampliando a sua formação inicial em Ballet Clássico e Moderno, com formações várias. Em 2017, frequentou o workshop avançado de formação com David Leventhal/ Dance for PD®, uma das fases do  processo de certificação para futuros professores. Desde 2012 que vive em Lisboa onde desenvolve a sua atividade profissional como trabalhadora independente. Colaborou como formadora no Programa de Mobilidade de Educadores, do Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian e, como mediadora cultural no Centro de Arte Moderna, da mesma Fundação; paralelamente, colaborou com a Câmara de Oeiras, implementando e desenvolvendo o  projeto cultural-educativo "Diálogos de Proximidade", que durante 4 edições estabeleceu a ponte entre o  Centro de Arte Manuel de Brito e os Centros de Dia do Concelho.  Em 2016 complementou a sua formação realizando o Curso de Gestão e Produção das artes do Espectáculo, no Forum Dança. É cofundadora do coletivo Em ÓRBITA, desde 2017, desenvolvendo propostas de formação e criação na área da dança e do movimento criativo, dirigida ao público adulto com mais de 55 anos e seniores, atuando numa  perspetiva biopsicossocial integrada, para promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar. Atualmente, divide o seu trabalho entre a criação e desenvolvimento de propostas culturais e educativas dirigidas ao público sénior e formação para profissionais de saúde em contexto de trabalho com o público sénior.

Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos, a operar desde 2003, que tem como dupla missão promover a investigação e a criação artísticas e sensibilizar diferentes públicos para as artes performativas, em especial a dança. Esta missão concretiza-se através do apoio a Projetos Associados de vários artistas, do Festival Materiais Diversos e de um programa de desenvolvimento de públicos nos municípios de Alcanena e do Cartaxo.

​​​