VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Vamos fotografar as nossas tradições

Vamos fotografar as nossas tradições

Bibliotecas do concelho integram projeto Marcas na História

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita e as bibliotecas escolares dos agrupamentos D. Sancho I de Pontével e Marcelino Mesquita do Cartaxo, integram a organização do concurso de fotografia Vamos fotografar as nossas tradições.

O concurso decorre durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito do projeto Marcas na História e visa promover o uso da imagem e das novas tecnologias no contexto da inovação na escola atual, com o intuito de corresponder aos interesses não só das crianças e dos jovens que frequentam as escolas, mas também da comunidade local, despertando interesse por outras formas de observar, registar, conhecer e avaliar o que existe à sua volta.

Arquitetura, gastronomia, folclore, festas religiosas, cantares, ofícios tradicionais, trajes, jogos tradicionais, instrumentos e alfaias, são alguns dos temas que poderão ser abordados pelos trabalhos a concurso, sempre com as tradições como pano de fundo.

A participação no concurso está aberta a todos os alunos dos diversos níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e à comunidade local.

Os participantes serão avaliados de acordo com três escalões:

- 1.º escalão - participantes com 12 anos até 5 de abril de 2021
- 2.º escalão - participantes com 18 anos até 5 de abril de 2021
- 3.º escalão - participantes com mais de 18 anos.

Calendário e prazos do concurso:
Entre 26 de outubro e 7 de dezembro de 2020, os participantes deverão preencher o formulário de inscrição AQUI​.

As fotografias a concurso deverão ser enviadas através do email utilizado na inscrição, até ao dia 1 de março de 2021, para o endereço de email  marcasnahistoria@gmail.com  com a indicação do nome do autor, concelho, escalão em que participa e titulo/descrição da foto.

No dia 1 de junho de 2021, serão divulgados os vencedores e serão entregues os prémios do concurso.

Cada participante pode concorrer no município em que reside ou trabalha, e apenas com uma única fotografia, inédita, da sua autoria e que ilustre uma das áreas anteriormente referidas.

Serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro classificados, em cada um dos escalões, nas fases escolar e municipal.

Será atribuído um prémio ao primeiro lugar, em cada um dos escalões, na fase intermunicipal.

Organização
Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo. No concelho do Cartaxo -  Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Biblioteca do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével e Biblioteca do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

O concurso decorre noutros municípios - consultar a página do projeto projetomarcasnahistoria.blogspot.com