VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Aniversário do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

Aniversário do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

São 33 anos ao serviço da cultura, da promoção das tradições e da preservação do saber. O Museu Rural e do Vinho está de parabéns e preparou uma exposição única que convida o público a fazer a festa.

 ​
O espaço museológico que é a porta de entrada para quem quer conhecer a tradição vitivinícola do concelho e a vivência rural do território, convidou Ana Coimbra a mostrar as suas miniaturas – são pequenas peças que obrigam o visitante a, literalmente, aproximar o olhar da vida vivida dentro de casa. A recompensa para esta aproximação, é descobrir um mundo de pequeninos objetos e peças de mobiliário que adivinham gente, risos e tragédias, refeições partilhadas, intimidade ou tradições sociais e culturais.
 
Casinhas e objetos pequeninos que obrigam a mudar a perspetiva do olhar
Ana Coimbra, natural de Loures e residente há cerca de 20 anos no Cartaxo, começou a construir casinhas de bonecas para brincar com a filha, a brincadeira apanhou-a e nunca mais a deixou parar. A artista reproduz espaços que têm tanto de pequeno na dimensão, quanto de imenso nas possibilidades que abrem à imaginação de quem os observa. 

A obra de Ana Coimbra celebra o onírico através do que mostra do real, da poesia dos espaços íntimos, da família – onde se ouvem crianças, se afagam animais de estimação. Mas a sua obra dá também testemunho da história, das tradições enraizadas na vida do dia a dia, da hierarquia social e diferença de género.

O rigor que Ana Coimbra coloca nos objetos e nas peças de mobiliário, a par do pormenor na disposição dos pratos em armários, dos jornais abandonados sobre mesas antigas, do fumo que já enegreceu as paredes da lareira, são testemunhos do tempo que passa, das vidas vividas por pessoas que quase se podem ouvir falar, ou rir, ao fundo das divisões. 

Há cadeirões de madeira antiga, ostensivos, que nos lembram reis a descansar – talvez chegados de uma caçada na Lezíria. Há espaços que se percebem acolhedores, quentes. Há abóboras espalhas pelo chão, trazidas da horta que cresce ao fundo de um quintal que só se adivinha, há fogões antigos e compotas de outono à espera das noites frias, em família, junto à lareira. Se se observar com muita atenção, e o coração aberto, talvez se ouçam as histórias, talvez se sinta o cheiro que sai das panelas postas ao lume pela avó.

Não perca esta exposição, seja qual for a idade, os visitantes vão sentir-se como gigantes num mundo encantado, um mundo que encerra tantas surpresas quanto recordações.
 




Exposição Comemorativa do 33 º Aniversário Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo
Perspetivas – Miniaturas e Casas de Bonecas 
Por Ana Coimbra

Através de 20 miniaturas originais à escala 1:12, a artista cartaxense Ana Coimbra convida-nos a redescobrir o gozo de brincar às casinhas. Da imortal Casa Vitoriana, aos espaços da cultura tradicional portuguesa (adega, taberna, Casa Avieira), passando pelo salão de um castelo, e até ao mundo da magia do Harry Potter, esta exposição promete encantar miúdos e graúdos.

INAUGURAÇÃO
23 novembro 2018 • sexta-feira • 18h00
Exposição patente ao público até 15 de janeiro de 2019
• entrada livre •

INFORMAÇÃO
(+351) 243 701 257 • museu@cm-cartaxo.pt
HORÁRIO de terça a domingo das 9H30 às 12H30 e das 14H30 às 17H30

​​​​​​