Apenas dois dias depois do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita convida o escritor Samuel Pimenta para falar do seu livro e a partir dele lançar o debate sobre direitos humanos e igualdade de género.
Iluminações de Uma Mulher Livre vai ocupar as Conversas com Livros Dentro – rúbrica dedicada a dar aos livros, aos seus autores e aos seus leitores, o destaque que por direito ocupam numa Biblioteca Municipal. Samuel Pimenta, escritor natural de Alcanhões, trará este seu título para descobrir, com os leitores, as histórias que lhe vão por dentro e para fazer delas motivo da conversa marcada para a Biblioteca Marcelino Mesquita, às 17h00, do dia 10 de março, sábado.
Sinopse de Iluminações de Uma Mulher Livre
Na aldeia onde é rejeitada e perseguida pela população, Isabel acorda com a única ideia capaz de a libertar do casamento opressor em que vive: matar o marido. Se, de início, a ideia lhe parece improvável, vai ganhando força à medida que recorda as histórias das mulheres do passado, de que a avó lhe falava quando, com outras mulheres, se reuniam em grupos femininos secretos para falarem de oráculos, curas e magia. Isabel é moderna, sensível, curiosa e sempre quis a sua independência.
Cresceu na capital, mas mudou-se para a aldeia por causa do casamento. E foi essa união que a aprisionou numa existência de medo e abuso. Só ela pode libertar-se desse homem castigador, e ao longo de vários dias Isabel confronta-se com todos os receios e dúvidas, imaginando planos e lembrando-se dos ensinamentos da avó, procurando argumentos que fortaleçam a sua decisão, enquanto cumpre com todos os rituais quotidianos da casa com beleza e empenho poético.
Nota biográfica do autor
Samuel F. Pimenta nasceu a 26 de fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. Começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais, e colabora com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique e na Galiza. A sua obra está presente em diversas antologias, em Portugal e no estrangeiro. Alguns dos seus livros deram origem a peças de teatro e teses académicas.
São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e Prémio Liberdade de Expressão 2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura, para a realização de uma residência artística e a escrita do romance Iluminações de Uma Mulher Livre. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant’Anna, galardão anual destinado ao melhor livro de poesia dos países lusófonos. Atualmente, é editor e cronista, coordena o projeto «Emergente – Novos Poetas Lusófonos» e escreve para o seu blog pessoal
(Leia Aqui).
Participações Diversas
International Young Poets Meeting, Istambul, Turquia, 2016
Encontro com uma nova voz da literatura portuguesa, Centro de Língua Portuguesa I.P. Camões, Lyon, França, 2016
Festival Literário de Ovar, Ovar, Portugal, 2016
FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, Óbidos, Portugal, 2015
Festival Silêncio, Lisboa, Portugal, 2015
TEIA – V Bienal de Poesia, Silves, Portugal, 2015
Congresso da Cidadania – Ruptura e Utopia para a Próxima Revolução Democrática, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 2015
“Portugal, quem és tu?”, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal, 2015
Jornadas da Literatura Portuguesa do Instituto Camões em Bruxelas, Bélgica, 2014
Raias Poéticas III – Afluentes Ibero-Afro-Americanas de Arte e Pensamento, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2014
Bienal Internacional do Livro de S. Paulo, Brasil, 2014
Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça, 2014
IV Festival Grito de Mulher, Lisboa, Portugal, 2014
Aturujo à Terra – I Feira das Artes e das Letras para a Terra”, Ramil, Galiza, 2014
Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, 2013
Raias Poéticas II – Afluentes Ibero-Afro-Americanas de Arte e Pensamento, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 2013
VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, Lisboa, Portugal, 2013
Mandatário para a Promoção da Cultura da Candidatura de Idália Salvador Serrão à Câmara Municipal de Santarém, Portugal, 2013
Júri do Concurso Nacional de Leitura – Eliminatória Distrital de Portalegre, Portugal, 2013
II Jornadas de Filosofia da Universidade do Minho – Filosofia e Arte/Poesia, Braga, Portugal, 2011
Obras Publicadas
“Iluminações de uma Mulher Livre”, Marcador, Lisboa, 2017
“Ágora”, Livros de Ontem, Lisboa, 2015
“Os números que venceram os nomes”, Marcador, Lisboa, 2015
“Geo Metria”, Livros de Ontem, Lisboa, 2014
“Geo Metria”, Editora Literarte, Rio de Janeiro, 2013
“O relógio”, Livros de Ontem, Lisboa, 2013
“O Escolhido”, Planeta Editora, Lisboa, 2009