VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / III CTX Metal Fest

III CTX Metal Fest

O festival que tem no Metal português a sua imagem de marca, está de regresso ao Cartaxo.


Concertos, CTX Metal Market, workshops, livros e autores, gastronomia e prova de vinhos, performances e apresentação de produtos que ostentam a marca do Festival, são razões para ficar pelo Centro Cultural do Cartaxo, desde que as portas abrem, até ao último som das cinco bandas que vão ocupar o palco.



A terceira edição do festival que tem trazido ao Cartaxo bandas portuguesas, transformando o Centro Cultural em espaço de encontro para público e músicos que têm no Metal o seu modo de expressão artística, promete muita qualidade para o dia 27 de outubro.

O palco principal vai acolher cinco bandas nacionais, que vêm ao Cartaxo mostrar o seu trabalho de criação em Trash Metal, Death Trash Metal, Brutal Death Metal e Heavy Metal. Mas nem só de boa música se vai encher o Centro Cultural. A partir das 15h00, o CTX Metal Market, abre portas a ofertas originais para quem procurar merchandising, artesanato, tatoo’s, malha cota, unhas de gel ou hidromel. 

Poder passar a tarde à conversa sobre a música que é uma expressão artística, mas também expressão cultural e social, confraternizar com músicos e ficar a par do que as bandas produzem em todo o país, reencontrar amizades ou descobrir gente nova, é a proposta do CTX Metal Fest para as horas que antecedem a subida das bandas ao palco – e para isso contribui a área de esplanada onde não faltarão petiscos e bebidas frescas, tudo para desfrutar ao som do Metal DJ Ingvar Scorn.
 
Programa eclético mostra Festival aberto à comunidade e à cidade que o recebe
O programa que o CTX Metal Fest apresenta para 2018, reforça a vontade dos seus organizadores em oferecer à cidade um espaço aberto a diversas propostas, vivências, saberes, artes e gerações. Se é certo que o Metal marca o foco do programa, a verdade é que não se esgota nele. O palco Underworld vai receber um workshop de fotografia de espetáculos, a apresentação de um livro construído à volta do testemunho de músicos que tiveram de deixar o país para viver a sua paixão pela música e uma performance que coloca questões tão ancestrais quanto a existência humana – o caos e o equilíbrio. 

A organização do Festival espera trazer ao Cartaxo algumas centenas de pessoas que não conhecem a cidade e o concelho, pelo que vê no evento motivo para mostrar o que de melhor por cá se produz. Em 2018 o CTX Metal Fest, volta a contar com a arte e o saber da petisqueira Copo 3, para apresentar a excelência dos vinhos do Cartaxo e os sabores da gastronomia regional, contribuindo para fazer do Festival uma porta de entrada no concelho.

Mas se o vinho não for o seu escolhido, o CTX Metal Fest reserva-lhe uma surpresa, o lançamento da versão Pilsner da CTX Metal Beer, apresentada em 2017 em formato stout, e que é uma das fortes apostas para acompanhar a degustação gastronómica a decorrer mesmo antes do jantar.

 
  
PROGRAMA

15h00
Abertura do CTX Metal Market
Abertura da Esplanada com Metal DJ Ingvar Scorn


No palco UNDERWORLD

18h00
WORKSHOP DE FOTOGRAFIA DE ESPECTÁCULOS - Jorge Pereira
Abordagem a formas e técnicas a utilizar nos mais variados tipos de espetáculos.

18h30
Almeida (DICO) apresenta o livro “E/I MIGRANTES
Experiências de vida no universo metálico português 1989/2018” com entrevistas a membros de bandas nacionais que emigraram e produtores e músicos que imigraram para “sobreviverem” no fantástico mundo da música.

19h00
DESERTO 
Performance por Mauro Cebolo
Ensaio minimalista sobre as ambiguidades do Ser enquanto pessoa no mundo, que remete para um ambiente de constante mudança entre o caos e o equilíbrio.

19h30
COPO 3
Prova de vinhos e gastronomia.
Apresentação e prova da “CTX METAL BEER – PILSNER” seguidora da versão “STOUT”, lançada no CTX Metal Fest II 2017.

20h00
Pausa para jantar das bandas e staff, mantendo-se em actividade o MARKET e a esplanada.



CONCERTOS
21h30
Thrashwall
(Thrash Metal - Évora)
https://www.facebook.com/thrashwall/

22h30
Destroyers of All
(Thrash Metal - Coimbra)
https://www.facebook.com/DestroyersofAll/

23h30
Undersave
(Death Metal - Lisboa)
https://www.facebook.com/Undersave/

00h30
Dead Meat
(Brutal Death Metal - Castelo Branco)
https://www.facebook.com/DeadMeat.PT/

01h30
Cruz de Ferro
(Heavy Metal - Torres Novas)
https://www.facebook.com/cruzdeferro666/


Organização
CTX Metal Events
New Vibrations

​​​​​