VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Reunião descentralizada em Vila Chã de Ourique

Reunião descentralizada em Vila Chã de Ourique

Ainda em 2017, Pontével recebeu a primeira reunião descentralizada deste mandato. Até final de 2018 a Câmara Municipal reunirá mais sete vezes fora do edifício sede do município, a primeira será em Vila Chã de Ourique.

A sede da Junta de freguesia de Vila Chã de Ourique vai receber, a partir das 21h00 de dia 15 de janeiro, segunda-feira, o executivo municipal – composto pelo presidente da Câmara Municipal, pelo vice-presidente e por todos os vereadores eleitos para aquele órgão, com e sem pelouros atribuídos –, assim como, todos os munícipes que queiram dirigir-se ao executivo, ou apenas assistir à reunião.

Reuniões descentralizadas foram aprovadas no início do mandato
As reuniões descentralizadas do executivo foram aprovadas por unanimidade a 6 de novembro de 2017. Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara, lembrou na altura que “ao longo do mandato anterior estas reuniões decorreram em todas as freguesias, quer nas sedes das juntas, quer nas delegações da Ereira e de Vale da Pinta, no caso das Uniões de Freguesia e numa segunda ronda em sedes de associações e coletividades”.

O autarca afirmou que estas reuniões foram “um espaço privilegiado de auscultação e de aproximação entre eleitos e eleitores”, referindo-se ao facto de as reuniões descentralizadas terem contado com mais público e mais intervenções do que é habitual nas reuniões de câmara realizadas no edifício sede do município, o que mostra que “as pessoas têm interesse e vontade de participar e os eleitos têm a responsabilidade de ser elementos facilitadores dessa participação”.

Para o autarca “o atendimento semanal e a presença que eu próprio e os vereadores com pelouros vamos tendo em eventos e atividades organizadas pelas associações e juntas de freguesia de todo o concelho, devem aliar-se à criação de espaços institucionais abertos à participação pública, que permitam a livre intervenção dos cidadãos e das cidadãs na tomada de decisão sobre assuntos que dizem respeito ao seu dia a dia, aos seus problemas concretos”.

Calendário das reuniões em 2018
Neste mandato, Pontével foi a primeira localidade a receber uma reunião descentralizada, no dia 20 de novembro de 2017. No dia 15 de janeiro Vila Chã de Ourique receberá a primeira reunião de 2018, a Lapa, receberá a reunião de dia 19 de março, dia 21 de maio a reunião decorrerá em Vale da Pedra, dia 2 de julho será na Ereira, dia 20 de agosto em Vale da Pinta, dia 17 de setembro, em Valada e dia 19 de novembro no Cartaxo.

Próximas reuniões descentralizadas
19/03/2018 – Lapa