VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Vinhos & Iguarias do Tejo no Dia Europeu do Enoturismo

Vinhos & Iguarias do Tejo no Dia Europeu do Enoturismo

Prova e almoço de harmonização junta dois enólogos e uma chef de cozinha no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

A Câmara Municipal do Cartaxo convidou dois enólogos e uma chef para criarem um almoço que juntasse à mesma mesa os vinhos e os produtos nascidos nas terras do bairro ou nas águas da lezíria do Tejo. A mesa vai ser posta no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo para o almoço que será servido às 12h30 do dia 12 de novembro e celebra o Dia Europeu do Enoturismo.

Maria Vicente, enóloga da Casa 1927 e Pedro Gil, enólogo da Adega Cooperativa do Cartaxo, aceitaram o convite e vão trazer os vinhos, que conhecem como ninguém, para acompanhar as criações que a chef Madalena Dias pensou – nos pratos, mais que alimentos estarão os aromas das hortas das nossas avós, o verde profundo dos pomares à beira das estradas, o misterioso rio Tejo, a paisagem ribatejana e a vida nascida na Lezíria.

Os comensais vão ser recebidos na aconchegante Adega do Museu por Maria Vicente. Tudo começa com uma conversa informal, mas profunda, que será uma partilha de conhecimentos e experiências à volta da primeira harmonização do almoço. Depois, poderão sentar-se à mesa para serem surpreendidos pelas harmonizações com os vinhos que Pedro Gil selecionou para os pratos criados por Madalena Dias.

E porque a surpresa também vai fazer parte deste almoço, revelamos as iguarias que vão estar à mesa do Museu mas guardamos segredo sobre os vinhos que as acompanharão – delicie-se com Ceviche do Tejo em concha crocante; Sopa de abóbora no forno com espuma de chouriço; Lombos de fataça de escabeche na telha; Rabo de boi com puré de ervilha e crocante de hortelã; Sorvete de pera bêbada e arrepiado. Bom apetite!

Informação e Inscrições
museu@cm-cartaxo.pt