VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Apresentação do Livro "Abril depois de Abril"

Apresentação do Livro "Abril depois de Abril"

Coletânea de contos publicada com o intuito de comemorar os 40 anos da Revolução traz autores à Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

A editora Livros de Ontem e a Câmara Municipal do Cartaxo convidaram os autores de “Abril depois de Abril” para apresentarem, no próximo dia 23 de abril, sábado, às 17h00, a obra que surgiu com o intuito de comemorar os 40 anos da Revolução.

A apresentação, contará com a presença de Helena Nogueira, Miguel Raimundo e Samuel Pimenta, decorre no âmbito do Programa das Comemorações do 25 de Abril e assinala o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que se celbra a 23 de abril.

Composta por cinco contos diferentes de cinco autores nascidos após 1974, esta coletânea abre novas perspetivas na forma como a sociedade entende o acontecimento histórico e revela a visão que a nova geração, que não presenciou os factos, tem sobre a Revolução dos Cravos. “Abril depois de Abril” é uma nova visão, uma nova abordagem ao 25 de Abril e uma modernização da sua literatura.

Helena Nogueira, Miguel Raimundo, Pedro Nunes, Samuel Pimenta, Valentina da Silva Ferreira. Todos escritores. Todos filhos da revolução e da liberdade que com ela veio.

Os autores
Miguel Raimundo - nasceu perto do Natal de 1980. Estreou-se no conto, ainda assinando como JMRN, na extinta publicação Agora ou Nunca – Revista Galega & Portuguesa de Literatura, em 2001.Pouco tempo depois, publicou alguns poemas e um conto na RELER - Revista do Estudantes da Faculdade de Letras (Coimbra),entre 2003 e 2005. Mantém o blogue “Evangelhos Libertários” (www.evangelhos.blogspot.com), desde Agosto de 2006. Editou em 2010, com a chancela da Corpos Editora/WAF, o seu primeiro livro de poesia: hEra de Fumo. Em Novembro de 2010, três poemas seus integraram a antologia brasileira de poesia fantástica À Sombra do Corvo (Editora Estronho/Editora Literata, São Paulo, Brasil). Em 2012 organizou a coletânea de conto Quatro Estações de Caminhos Cruzados. Entre outros projetos, tem no prelo a coletânea Simplesmente
Contos e outras estórias por contar. Miguel Raimundo é o nome literário de José Raimundo Noras, autor do livro O vício dos Homens (l2015, Livros de Ontem), historiador, investigador e professor natural de Santarém.

Helena Nogueira - um mês após a derradeira viagem do Expresso do Oriente para Istambul, Helena Nogueira nasceu em Santarém, no primeiro dia de verão de 1977. Interessada em diferentes expressões artísticas, frequentou o Curso de Artes da Escola Dr.º Ginestal Machado. Posteriormente, enveredou no caminho das Letras, licenciando-se em Filosofia. Privilegiando a poesia como decisão ontológica, estreou-se no género, no ano de 2011, com a publicação do livro O Silêncio que Sobra, sob a chancela da Corpos Editora. Estreou-se no conto na coletânea Quatro Estações de Caminhos Cruzados (2012).

Pedro Nunes - nasceu em 1983 em pleno norte de Portugal — Vila Nova de Famalicão. Os sons e as palavras empurraram-no para o Jornalismo Musical. Desde aí, as linhas de cada página revelaram-se como as cordas de um instrumento. No presente, alia a sua experiência profissional de Formador à simples audácia de querer ser feliz. Sociólogo e “agricultor de ideias”, assumiu na coletânea Quatro Estações de Caminhos Cruzados a vontade de consolidar obras literárias.

Samuel Pimenta - nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, começou a escrever com 10 anos.

Entre outros prémios, foi vencedor do Prémio Jovens Criadores 2012, na vertente de Literatura, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias, e foi distinguido com a Comenda Luís Vaz de Camões em 2014, atribuída pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, no Brasil.

Entre outros, escreveu O Relógio, Geo Metria e Ágora, ambos publicados pela Livros de Ontem.

Valentina da Silva Ferreira - Organizadora da antologia Insonho – Durma bem! (Ed. Estronho). Autora dos romances Distúrbio (Ed.Estronho, 2011) e A Morte é uma Serial Killer (Ed.Estronho, 2012). Foi vencedora do Concurso de Contos Nelson Rodrigues 2012, organizado pela Sede da Unesco, em Paris, e premiada em vários concursos literários nacionais e internacionais. Tem contos selecionados para mais de vinte antologias portuguesas e brasileiras. Foi colaboradora da Revista Magazon, Infektion Magazine, Revista JÁ , Comunidade Literária Benfazeja e Quotidianos. É criadora e formadora do Projeto Escrita Fantástica, uma ação que leva, às mais variadas Instituições, o ensino, a divulgação e a experiência da Escrita Criativa numa vertente da Literatura Fantástica.

A editora
Como apaixonados pela literatura, pretendemos descobrir talentos escondidos. Tratamos cada livro com o valor que merece, uma obra-de-arte, e cada autor como um artista único. Apostamos em edições limitadas, numeradas e autografadas, pois cada livro por nós publicado além de uma obra única é uma aposta no autor, na cultura e na língua portuguesa.

Prémios:
Financiada, com sucesso, em crowdfunding pela plataforma portuguesa PPL;
Prémio de empreendedorismo Melhor ideia de negócio FCSH Nova - Santander Totta;
Vencedora do programa The Next Big Idea - Sic Notícias.

Livros de Ontem
www.livrosdeontem.pt