VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Agenda / Lançamento do livro Uma Árvore na Solidão

Lançamento do livro Uma Árvore na Solidão

Poesia de Rui Pedro Gonçalves

No próximo dia 24 de julho, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebe o lançamento do livro de poesia de Rui Pedro Gonçalves, Uma Árvore na Solidão.

A partir das 22 horas, Hugo Pinto Santos fará a apresentação do livro. A sessão é aberta ao público e conta com a presença do autor.

Circo Mariano
Perdeu-se nessa janela
A paisagem

Desse extenso vale colorido
Povoado de maçãs.

E, por estranho que pareça,
Nada se fechou com paredes ou muros de vidro
Onde a luz se torna difusa e desfocada.

Apenas passou algum tempo no eterno ciclo das macieiras
E noutras coisas que deram lugar a outras silhuetas, como um circo ambulante

De macacos transeuntes.
(poema do livro Uma Árvore na Solidão, editora Do Lado Esquerdo)

Rui Pedro Gonçalves
Rui Pedro Gonçalves nasceu em 1973, na freguesia de Pontével, concelho do Cartaxo. Fez ali a escola primária. Depois foi estudar para o Cartaxo, para o Colégio Marcelino Mesquita, que já não existe. Fez a escola secundária ainda no concelho, e quando entrou na universidade, no curso de Geografia, na Faculdade de Letras, mudou-se para Lisboa. Viveu durante alguns anos na capital e depois voltou para o Cartaxo, para Pontével, para a terra da infância e para a casa de família, uma casa “muito grande e muito antiga, com muitos quartos, um espaço por onde já passaram várias gerações”.

O primeiro livro saiu em 2004, Uma Terra chamada Imaginário, com ilustrações de Inês Xavier. Foi publicado pela Câmara Municipal do Cartaxo, como recompensa por ter ganho o Prémio Literário Marcelino Mesquita, que distingue os melhores trabalhos inéditos nas modalidades de teatro, prosa e poesia, e que é atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Alguns livros do autor
Uma terra chamada imaginário, 2004.
Noites na granja, 2006.
Diques, 2007.
Nitratos do Chile, 2010.
Um rapaz à procura da sua idade, 2014.