Apesar das dificuldades económico-financeiras que afectam o concelho, a região e o país, a Câmara Municipal do Cartaxo volta este ano a dar continuidade à política de descentralização de verbas pelas oito freguesias do concelho, num valor global de quase 1,3 milhões de euros.
Enquanto órgãos executivos mais próximos da população, “as Juntas de Freguesia são as que melhor conseguem avaliar as prioridades de desenvolvimento local e dar resposta imediata e eficaz às necessidades da população, por isso, mesmo em tempos de crise, não podemos deixar de apoiá-las com os meios financeiros e logísticos de que necessitam”, afirma Paulo Caldas, presidente do Município.
A descentralização de investimentos e de competências tem vindo a ser reforçada pela Câmara Municipal do Cartaxo desde 2002 – ano em que a autarquia entregou às Juntas de Freguesia mais de 950 mil euros. A descentralização de verbas – assente na estratégia de desenvolvimento equilibrado do concelho – foi sendo sempre crescente ao longo dos anos.
Em 2007, os protocolos estabelecidos com as Juntas de Freguesia ascenderam a 957 mil euros, em 2008 ultrapassaram 1,38 milhões de euros, em 2009 foram de 1,73 milhões de euros e em 2010 registaram um valor de 1,76 milhões de euros.
Para Paulo Caldas, “nos tempos difíceis que atravessamos, a Câmara Municipal fez um esforço acrescido para manter e assegurar o apoio às Juntas de Freguesia, porque é nestes momentos difíceis que se torna ainda mais importante esta descentralização de verbas e competências, uma vez que as Juntas são os espaços mais procurados pelos munícipes, quer para reivindicarem a melhoria de infra-estruturas e intervenções locais, quer para obterem apoios sociais para as suas famílias”.
Paulo Caldas considera ainda que o trabalho que as Juntas de Freguesia têm vindo a desenvolver ao longo destes anos tem contribuído significativamente para um desenvolvimento mais equilibrado do território, declarando que “esta política de descentralização tem-se revelado uma boa decisão, com resultados concretos na qualidade de vida da população, por isso tem de ser reafirmada”.
“As Juntas de Freguesia merecem o meu maior reconhecimento pelo trabalho que têm feito ao longo destes anos. A autonomia financeira de que beneficiam permite-lhes canalizar esforços para as principais prioridades de desenvolvimento – seja na área social, seja no que respeita à educação, saúde, desporto, cultura ou infra-estruturas – trata-se de chegar às famílias que verdadeiramente precisam de apoio”, reforçou Paulo Caldas.
VERBAS A DESCENTRALIZAR EM 2011 POR FREGUESIA
|
2011 |
|
FREGUESIAS |
TOTAL
(euros) |
|
CARTAXO |
74.251,00 |
|
EREIRA |
66.747,00 |
|
LAPA |
107.486,00 |
|
PONTÉVEL |
265.558,00 |
|
VALADA |
123.536,00 |
|
VALE DA PEDRA |
205.215,00 |
|
VALE DA PINTA |
133.070,00 |
|
VILA CHÃ DE OURIQUE |
282.330,00 |
|
|
1.258.193,00 |