> Mensagem de boas vindas
|
Ao assinalar o 20º aniversário da Festa do Vinho não podemos deixar de lembrar todos - dos políticos aos anónimos - que muito contribuíram para se chegar a este ponto de passagem, para muitas outras edições de sucesso no futuro. Permitam-me destacar neste ano de 2008, o I Congresso Ibérico de Museus do Vinho, o já “clássico” Grande Prémio de Atletismo Rui Silva e o 1º aniversário da AMPV, assim como a participação activa das freguesias e das colectividades na habitual animação que tão bem caracteriza este evento. |
Um brinde à Festa e não esqueçamos que…
“beber com moderação faz bem ao coração”
Abraço amigo,
Paulo Caldas
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo
> Programa Festa do Vinho 2008
> Resumo diário
Destaques
> Grande Prémio de Atletismo Rui Silva | 24 de Abril 21h30
> Iº Congresso Ibérico dos Museus do Vinho | 28 a 30 de Abril
> Enquadramento
|
Durante as últimas duas décadas, este certame contribuiu de forma significativa para a preservação da identidade histórica e cultural do concelho, mas também para a promoção dos vinhos locais, produzidos, cada vez mais, sob o signo da qualidade.
Para esta edição da Festa do Vinho, anuncia-se um conjunto de novidades, que têm como objectivo reforçar a dinamização do certame e valorizar as suas potencialidades. “Um evento mais participado pelos cartaxeiros, mas também mais aberto ao país” é o principal conceito que define a programação desta 20.ª edição, assente, entre outros parâmetros, em entradas gratuitas e no envolvimento de municípios de vários pontos do país, fruto da parceria estabelecida com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
A realização do I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho é outra das novidades que pretende marcar a 20.ª edição deste certame e que irá permitir ao Cartaxo potenciar as relações entre os vários municípios com tradição vitivinícola. De 25 de Abril a 1 de Maio, o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo volta a receber a dinâmica produzida pelos expositores, quer ligados ao vinho, designadamente, casas agrícolas, confrarias e tertúlias de enófilos, quer representativos dos sectores institucionais e artesanais. Nesta edição, este espaço vai também apresentar-se de forma diferente, com os produtores de vinho a poderem usufruir de uma área mais privilegiada para a promoção dos seus vinhos e para a realização de provas individuais.
Os concursos de vinhos, a gastronomia tradicional, representada pelas oito freguesias do concelho, e a animação musical, na qual as colectividades locais vão dar um contributo fundamental, continuam a ser componentes valorizadas nesta festa. Mais uma vez, este evento vai envolver a prova de atletismo Grande Prémio Rui Silva, as comemorações do Dia da Liberdade e o Dia do Campino. A cada dia do certame será atribuída uma temática, ligada, este ano, às regiões vitivinícolas nacionais. |