Menú Principal selecione para saltar este menú
links ajuda mapa do site
pesquisa
ok
Menú de Cabeçalho selecione para saltar este menú
Página Inicial > Concelho > Costumes e tradições > festa dos fazendeiros

Festa dos Fazendeiros

Festa de cariz popular e etnográfico, que há 49 anos teve o seu início, por iniciativa de João da Silva Pimenta

A Festa dos Fazendeiros vai na sua XXXVI edição. Festa de cariz popular e etnográfico, que há 49 anos teve o seu início (1956), por iniciativa de João da Silva Pimenta, integrando-a no extinto Centro de Recreio Popular de Pontével.

 

A Festa dos Fazendeiros começou por ser uma festa de convívio entre agricultores e fazendeiros sobre a temática do seu dia-a-dia – a agricultura. Era esta a actividade caracterizadora de Pontével e os agricultores (dinâmicos criadores de espaços e acontecimentos tradicionais) foram levados a assumir a sua simplicidade e modéstia, e a figura activa de homem e mulher de trabalho, ano após ano, no Domingo de Pascoela.

 

O ponto alto da iniciativa caracteriza-se por um desfile de carácter agrícola / rural – etnográfico, com carros e carroças que desfilam cada um sob um quadro de uma actividade agrícola: poda, empa, cava, pulverização, enxofra da vinha, vindima, lagaragem, monda do trigo e a sua apanha, apanha da azeitona, cultura do milho, trabalhos nas hortas, tratamento dos pomares, ida ao pinhal apanhar lenha, o cozer do pão, o lavar a roupa no rio, etc.. No fundo  todas as tarefas que o agricultor e a sua mulher desenvolvem entre a vindima e a desfolha, no ano seguinte.

 

Para além de mostrar ao vivo o trabalho de quem a terra lida, pelo cortejo de viaturas rurais, passam também cenas do lazer e do divertimento; descamisada, serões em ambiente fielmente recriado; em tempos que se trabalhava de sol a sol e a vinda do campo a casa era só ao Sábado (Pontével situa-se na zona do bairro), adiafa da vindima, bailes, rapazes das “sortes” (mancebos) que percorriam as ruas da localidade com castanholas de cana; harmónica e concertina, dia do casamento, ida à Feira dos Santos, à sede do Concelho – Cartaxo, até à mobília das casas pobres dos agricultores desfila e é mostrada com todo o rigor e pormenor.

 

No cortejo passam também os ranchos apeados, vestidos com os originais que todos os anos, oito dias depois da Páscoa, saem dos baús dos avós que preservam as suas tradições.

 

Cavaleiros, amazonas e algumas viaturas de tracção animal, charret / break, compõem o desfile não esquecendo a colaboração de algumas colectividades, entre elas a Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense e o próprio Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével.

 

Como toda a Festa dos Fazendeiros, a exposição de janelas decoradas é uma manifestação espontânea da população, que frente às suas casas faz reviver o passado e dá vida a velhos objectos e utensílios que faziam parte do seu quotidiano.

 

O programa integra, também, a recriação de uma feira antiga, que veio substituir a exposição canina, que por sua vez se realizava em lugar do concurso de pecuária que durante largos anos compôs o programa da Festa.

 

A estafeta pedestre Santarém / Pontével vai na 41.ª edição, sendo a oitava João Pimenta (em homenagem ao seu fundador), integra o programa dos festejos, sendo organizada pela Secção de Atletismo da Casa do Povo de Pontével e Inatel – Santarém.

 

Um fim-de-semana volvido, a Junta de Freguesia leva a efeito um almoço convívio entre agricultores com mais de 70 anos e as suas esposas, onde são homenageados os que nesse ano completam o seu 75.º aniversário.

 

A festa tem raízes, está na memória de todos e a organização trabalha muito na sensibilização da população para a sua participação no evento, o que não é tarefa fácil dado que o ofertado aos participantes, pouco mais é do que o salvaguardar e o preservar a tradição.

 



« voltar |  imprimir



União Europeia - FEDERPrograma Operacional Sociedade do Conhecimento Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo[D]