VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / Viver / Cultura / Equipamentos Culturais / Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

O Museu Rural e do Vinho do Cartaxo abriu as suas portas a 23 de novembro de 1985, com o principal intuito de valorizar e divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.
 
 
 
Situado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, este espaço constitui um dos locais de maior interesse do concelho, reunindo elementos que permitem conhecer a história e a tradição da terra, assim como as principais atividades que contribuem para a preservação da identidade deste concelho ribatejano.
 
O museu possui diferentes espaços temáticos, a começar pela exposição permanente “À Descoberta da Cultura Rural”, que apresenta os elementos geográficos, etnográficos e históricos do concelho. Nesta secção podem ser apreciados também objetos associados ao fabrico do pão e do azeite.
 
Conhecido como “terra de pastagens abundantes e de criação de gado”, o Ribatejo possui uma forte ligação às atividades tauromáquicas, que estão igualmente representadas neste espaço, através de elementos alusivos ao toiro, ao cavalo e ao campino.

As várias fases da produção de vinho – plantação do bacelo, tratamento da vinha, preparação do vasilhame, vindima, pisa das uvas, trasfega e conservação do vinho – são retratadas numa antiga adega restaurada, onde é apresentado todo este percurso que começa na vinha e termina na adega.
 
No alpendre anexo ao museu encontram-se elementos que documentam a mecanização agrícola, entre os quais um dos primeiros tratores usados no cultivo das terras do concelho.
 
A taberna tradicional, reconstituída com todos os elementos característicos deste espaço de convívio, é um dos espaços mais simbólicos do museu.  
 
 
Centro de Documentação e Núcleo de Reservas Visitáveis

O Centro de Documentação e o Núcleo de Reservas Visitáveis são dois espaços que passaram a integrar o Museu Rural e do Vinho no dia 23 de novembro de 2010, por ocasião da comemoração do 25.º aniversário deste espaço museológico.

No Centro Documental pode ser consultada bibliografia de interesse histórico e científico relacionada com a agricultura, com destaque para o vinho e a vinha, assim como um vasto conjunto de publicações antigas que foram editadas no concelho.

No espaço criado para o Núcleo de Reservas, estão expostos utensílios utilizados nas várias atividades artesanais associadas à agricultura e ao meio rural. As novas valências ocupam parte do espaço onde o Museu começou a funcionar em 1985. 
 
 
Serviço Educativo

Além da vertente museológica e de preservação do património histórico e cultural do concelho e da região, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo criou um projeto de Serviço Educativo que, partindo dos valores culturais, tem como principal objetivo desenvolver novas dinâmicas que facilitem a compreensão e interpretação da cultura, da sociedade e do mundo em geral.

O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto foi reconhecido a nível nacional em 2010, com o prémio “Melhor Serviço de Extensão Cultural”, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

Os Ateliês de Música, criados em 2008 e dirigidos a crianças e jovens, são uma das principais iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Através destes ateliês temáticos, o Museu proporciona um conjunto de experiências educativas que permitem estimular o gosto e o interesse pelas vertentes artísticas, em especial pela música. Neste momento, estão em atividade os ateliês de Iniciação Musical, Piano e Coro Infantil.
 
 
Prémios Recebidos

Em 2010, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo foi distinguido com o Prémio “Melhor Serviço de Extensão Cultural”, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Educativo.

As iniciativas desenvolvidas em paralelo com a dinâmica museológica, sobretudo no âmbito do Projecto Educativo, levaram o Museu a destacar-se a nível nacional, merecendo o primeiro prémio dessa categoria, atribuído em exécuo ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, numa cerimónia realizada no Museu do Oriente, em Lisboa, no dia 13 de dezembro de 2010.´

No ano seguinte, o Museu voltou a estar entre os vários espaços museológicos distinguidos pela APOM, dessa vez recebendo uma Menção Honrosa na categoria de “Melhor Trabalho de Museografia”, que veio reconhecer a importância da então recém-criada área de Reservas Visitáveis do Museu.

Os Prémios APOM 2011 foram entregues no dia 12 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no BES – Art & Finance, em Lisboa.
 

SERVIÇOS
Visitas guiadas, serviço educativo, serviço de restauro, centro de documentação e loja.
 
HORÁRIO
De terça a domingo - das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30​
Encerra à segunda-feira.
 
CONTACTOS
Telefone: 243 701 257
Fax: 243 702 641
Email: museu@cm-cartaxo.pt
​​​